6 Erros a evitar se vais comprar um imóvel

João Melo Especialista: João Melo

A procura para comprar um imóvel pode ser morosa e complicada, devido à grande quantidade de questões que deves ter em conta.

A procura para comprar um imóvel pode ser muito morosa e complicada, devido à grande quantidade de questões que se deve ter em conta. Continua a ler para perceber 6 erros financeiros que muitas pessoas cometem quando estão à procura de casa.

1) Comprar um imóvel ou arrendar?

Antes de mais, deverás considerar se deves comprar um imóvel ou se é mais vantajoso arrendar uma casa por algum tempo. Se já tens em mente não permanecer na mesma habitação durante um grande período de tempo, talvez seja mais compensatório recorrer ao arrendamento.

É tudo uma questão de pesar os prós e os contras. Por um lado, a casa que comprares é efetivamente tua e, como tal, poderás tê-la de acordo com as tuas preferências. Por outro lado, ao arrendar terás de respeitar as regras do senhorio.

Aprende:

2) Não ter o crédito à habitação que melhor se adequa às tuas necessidades

Para quem não adquire um crédito à habitação que seja direcionado para as suas necessidades, poderá tornar-se complicado pagar as prestações acordadas e entrar em incumprimento é algo que se deve evitar.

Atualmente já existem empréstimos à habitação com diversas modalidades de pagamento, pelo que podes optar por carência de capital ou até mesmo por diferimento de capital, caso tenhas necessidade de pagar uma mensalidade mais reduzida em algum momento do contrato. É tudo uma questão de comparar as diversas ofertas e de escolher a que melhor se adequa ao teu caso específico.

3) Não ter um emprego estável

É verdade que na conjuntura económica atual torna-se mais complicado ter um emprego estável, mas este fator é importante quando pensas em comprar um imóvel.

Deverás estar numa fase da tua vida em que consideras ter um emprego razoavelmente seguro, para que te seja mais fácil conseguir não só pagar as prestações do teu crédito à habitação ao banco, mas também todas as despesas que advêm de adquirir um imóvel, desde contratos de água, luz e gás, mobília, pintura e decoração, telecomunicações, entre outros.

Deves, desde cedo, ter em consideração que o trabalho em que estás não será para sempre. Como tal, deves considerar poupar parte do teu rendimento mensal para eventuais imprevistos financeiros – por exemplo, o motor do teu carro avariou, a tua máquina da roupa deixou de funcionar e tens de adquirir uma nova, ou até mesmo problemas de saúde que requeiram tratamentos mais caros.

4) Não analisar o mercado

É muito importante analisar o mercado imobiliário antes de comprar um imóvel. Se não tens noção dos valores praticados, poderás não compreender quando te pedem um valor mais elevado no momento de comprar uma casa.

Deverás fazer uma prospeção de mercado, analisar se existe muita ou pouca oferta de casas na zona que pretendes, perceber como funcionam as oscilações no mercado e ainda compreender alguns termos financeiros que te ajudam a desmistificar os valores que terás de desembolsar quando compras um imóvel.

5) Não planear a compra do imóvel

Antes de sondar o mercado e também de pesquisar sobre qual o melhor crédito à habitação para ti, deverás planear a compra do imóvel propriamente dita. Isto significa que deverás questionar-te não só sobre as tuas possibilidades financeiras, mas também sobre outros aspetos importantes.

Um aspeto relevante a ter em conta será a tua taxa de esforço. Se já tens alguns empréstimos, será esta uma boa altura para comprar um imóvel e pedir um crédito à habitação? Normalmente, a taxa de esforço não deverá ser superior a um terço (33%) do teu rendimento mensal.

Deverás também ponderar se tens algum dinheiro disponível para dar como entrada ao comprar um imóvel. Este montante depende não só da percentagem que a instituição financeira te dá sobre o valor da casa, mas também do próprio preço da propriedade.

6) Não contar com custos extra

Outro erro que deves evitar é o de não pensar em todos os gastos que advêm de comprar um imóvel. Quando pensas em comprar um imóvel, não pode apenas pensar no valor exato da propriedade, deverás sim considerar diversos custos extra, mas que são inevitáveis.

Em primeiro lugar, deverás saber que terás de adquirir um seguro de vida e um seguro multirriscos-habitação, pois é obrigatório contratar estes dois seguros quando realizas um crédito à habitação. Ambos os seguros protegem-te a ti e ao teu imóvel, em caso de eventuais problemas que possam acontecer – desde catástrofes naturais a desemprego.

Em segundo lugar, torna-se importante conhecer as taxas de juro e spread aplicados e as comissões cobradas pelo banco no qual irás adquirir o teu crédito à habitação.

Sabe mais:

Por último, há que ter atenção aos impostos que deverás pagar quando comprares o imóvel. Nomeadamente, o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e o IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas).

O IMI pagarás anualmente, após a compra da casa, e é variável consoante o município onde irás habitar. Por outro lado, o IMT é o imposto pago aquando da aquisição do imóvel e é aplicado sobre o valor tributário da casa.

É verdade que as finanças são, por norma, algo complicado e de difícil compreensão, mas com alguma paciência é possível educares-te financeiramente e compreender os impostos e porque os paga. Desta forma, não terás necessidade de despender mais dinheiro ao pagar a um Contabilista para te tratar das finanças pessoais.

Em resumo, deverás ter uma clara perspetiva global sobre tudo o que implica comprar um imóvel. Deverás fazer uma introspeção para perceber se és financeiramente capaz de adquirir uma casa e se é mesmo esse o teu objetivo de futuro, mas também deverás fazer uma análise ao mercado imobiliário para perceber os valores e as ofertas existentes.


João Melo
João Melo
Especialista Crédito Habitação