A maioria dos portugueses possui uma conta à ordem. Esta conta bancária possui flexibilidade nas movimentações para a gestão do dinheiro no dia-a-dia, permite efetuar levantamentos, proceder a pagamentos e realizar depósitos em numerário. Estes pagamentos podem ser feitos por cartão, cheque, débito direto ou transferências.
Por seu lado, a conta ordenado permite aceder a descoberto bancário, ou seja, parte do valor do vencimento que se vai receber ao final do mês fica previamente disponível na sua conta como crédito. Funciona basicamente como uma conta à ordem, mas onde está domiciliado o ordenado. Analisamos estas contas nos diferentes bancos nacionais.
Conta à ordem: e a que tem menores custos é…
A mais compensatória em termos de custos é a conta bancária 18.31 do Novo Banco, uma vez que possui uma comissão de manutenção no valor de 2,50 euros mensais (mais Imposto de Selo no valor de 4%).
Esta conta bancária do Novo Banco também é aquela que, dentro das contas à ordem analisadas, possui o montante de abertura menor. Para abrir a conta tem que depositar 50 euros. Mas uma ressalva: esta conta bancária está limitada à faixa etária entre os 18 e os 31 anos.
Há a possibilidade, nesta conta à ordem, de reduzir ainda mais a comissão de manutenção. Para tal precisa de adquirir um cartão de crédito ou de débito do Novo Banco e fazer, no mínimo, 50 euros em gastos mensais. Além do mais, terá que utilizar os canais diretos do Novo Banco com autenticação com a periodicidade mínima de uma vez por mês.
Conta ordenado: atenção à facilidade de descoberto
A conta bancária com domiciliação de ordenado permite aceder a uma modalidade apelidada de “facilidade de descoberto”. Esta funciona da seguinte forma: permite ao cliente ter acesso, na conta bancária, a uma determinada percentagem extra de rendimento a crédito quando a conta entra em saldo negativo. O montante da facilidade a descoberto varia de banco para banco.
Entre os bancos analisados, aquele que cobra menos de TAEG na utilização desta facilidade a descoberto é o BPI (com 10,90% de TAEG). Mas há outras vantagens a analisar nas contas bancárias: nomeadamente podem isentar o cliente das comissões de manutenção da conta.
Dos bancos analisados, tanto o Montepio, como a Caixa Geral de Depósitos não cobram comissão de manutenção a quem domicilia o ordenado na instituição bancária. Portanto, se vir que pode precisar de utilizar com frequência o descoberto bancário, considere o BPI como opção. Caso contrário, Montepio e Caixa Geral de Depósitos são as opções mais apelativas.
Contas bancárias: afinal qual escolho?
Optar por ter o ordenado domiciliado numa instituição pode baixar consideravelmente a comissão da manutenção a pagar, pelo que a escolha da conta ordenado é sempre uma opção competitiva. Mas há outras formas de baixar a comissão de manutenção: nomeadamente, pode contratar outros produtos ao banco como, por exemplo, cartões de crédito. É tudo uma questão de saber que opção é a melhor para o seu caso.