Poupar é a palavra de ordem, e as férias não são exceção à regra. Mas quando se viaja com crianças, as despesas parecem multiplicar-se. Felizmente, há alguns truques simples que podem fazer a diferença no seu orçamento familiar. Descubra as nossas dicas para poupar nas férias com crianças e viaje descansado.
1. Crie um orçamento para férias com crianças
Em primeiro lugar, defina um valor limite para gastar nas férias e especifique quanto pode despender no alojamento, no transporte e nas refeições.
Reserve alguma margem para custos inesperados. Se num dia gastar mais do que o previsto, compense no dia seguinte, de forma a manter o equilíbrio financeiro.
2. Prefira destinos nacionais
Em regra, as viagens internacionais são mais caras, quer pela viagem propriamente dita, como também pelo alojamento e refeições. Em Portugal, para além de poupar nas férias com crianças, vai também usufruir de um clima sem igual e de uma costa privilegiada. Não faltam verdadeiras relíquias para descobrir e explorar, de Norte a Sul do país. Vai também contribuir para a economia nacional.
Ao escolher o seu destino de férias e o alojamento, tenha em consideração a idade das crianças. Se for para um hotel, certifique-se de que tem atividades e recintos infantis, como parque ou piscina interior. Se o seu filho for ainda bebé, contacte o hotel com antecedência para terem tudo preparado e evitar custos adicionais.
Faça também um planeamento a pensar nas crianças. Verifique se há parques para brincarem livremente, quais as atrações turísticas adequadas aos mais novos, festas populares, piscinas ou praias.
Inteire-se também da temperatura média do destino, de possíveis doenças endémicas e da acessibilidade de postos de socorro, como hospitais ou centros de atendimento.
3. Considere fazer campismo
Nem só de hotéis e resorts vivem as férias. Fazer campismo é uma alternativa low-cost muito procurada por quem quer poupar no verão. Os parques de campismo são cada vez mais sofisticados e completos, sobretudo os localizados perto da costa portuguesa.
As estadias diárias nos parques são mais económicas e o material de campismo necessário pode sempre ser usado nos anos seguintes.
4. Faça um checkup de saúde antes de partir nas suas férias com crianças
Antes de viajar, deve levar a criança ao pediatra para avaliar o seu estado de saúde geral. Confirme se o seu filho tem as vacinas atualizadas ou se necessita de alguma vacinação específica para viajar.
Não se esqueça de levar consigo o contacto telefónico do pediatra e médicos assistentes aos quais possa recorrer em caso de necessidade.
5. Considere um seguro de viagem
Viajar é uma experiência única, mas os imprevistos acontecem. Um seguro de viagem é um pacote que inclui um conjunto de coberturas (inseridas numa apólice) que são válidas pelo período de duração da deslocação.
Normalmente, cobrem despesas médicas em caso de acidente ou de doença súbitos, envio de medicamentos para o estrangeiro, danos em bagagem, morte ou invalidez permanente e responsabilidade civil: (a jurídica que garante o pagamento de danos causados involuntariamente a terceiros por parte dos quem estiver abrangido pelo seguro).
Há outro aspeto a ter ainda em consideração: o facto de alguns cartões de crédito já possuírem seguros de viagem incluídos, pelo que alguns consumidores até podem ter direito a este produto de forma gratuita através do seu cartão.
Para se usufruir deste seguro basta que se pague a viagem integralmente com o cartão de crédito. E se a viagem for comprada através de uma agência, o mais provável é que no pacote de férias já esteja incluído o seguro de viagem.
6. Prepare a mala com critério
Se fizer a mala com tempo e planeamento, evita esquecimentos que podem sair caros no local de destino. Escolha roupa, calçado e chapéus de acordo com o local para onde vão passar férias com crianças.
Inclua alguns brinquedos, livros e jogos para usar em alturas com menor atividade turística, para evitar o tédio dos mais pequenos. Organize também um kit de primeiros socorros, que deve incluir o protetor solar, pomada contra picadas de insetos e queimaduras, pensos rápidos, termómetro e gel desinfetante.
Por fim, não se esqueça dos medicamentos aconselhados pelo pediatra.
7. Planeie a rota nas férias com crianças
Se viajar de carro, prefira as horas de menor calor e os períodos em que o bebé ou criança faz a sesta. Esteja preparado com brinquedos e música, e coloque cortinas nos vidros para proteger da luz solar direta.
Planeie com tempo a rota a seguir, faça uma verificação aos pneus e restante manutenção, evite o ar condicionado, e defina onde vai abastecer para poupar.
Se viajar de avião, usufrua da prioridade cedida a passageiros com crianças pequenas e de colo. Ofereça uma pastilha elástica ao seu filho no momento de descolar e aterrar, para minimizar a probabilidade de dores nos ouvidos ou, se for ainda bebé, dê-lhe algo para beber ou comer, de forma a normalizar a pressão.
8. Faça piqueniques
Uma das principais despesas nas férias são as refeições fora, mas como não é agradável passar muito tempo a cozinhar, considere fazer piqueniques. São uma ótima solução para poupar e reduzir o tempo a preparar refeições.
Além disso, vai poder usufruir mais do ar livre: no areal da praia, à beira-rio, à sombra de uma árvore ou no cimo de uma montanha. Não terá louça para lavar e os mais pequenos ficarão com recordações felizes para toda a vida.
Lembre-se de evitar a exposição solar entre as 11 e as 17 horas, e garanta a aplicação regular de protetor solar. Proteja o seu filho com um chapéu e uma T-shirt opaca à radiação ultravioleta, e prefira locais com sombra.
9. Procure atividades e programas gratuitos para as férias com crianças
A maior parte das capitais organizam programas culturais gratuitos durante o período de férias, e muitos são dirigidos ao público infantil. Faça uma pesquisa da oferta que poderá encontrar no seu destino de férias e aproveite oportunidades como peças de teatro, visitas a monumentos, gincanas para crianças e adultos ou atividades desportivas.
Mantenha sempre os mais pequenos sob vigilância e, caso tenha de se ausentar, certifique-se de que outro adulto está atento à criança. Combinem pontos de referência para não se perderem.
Em alguns casos, poderá ser útil usar uma pulseira de identificação. Desta forma, está garantida a diversão ao mesmo tempo que poupa nas férias.
10. Divirtam-se em parques e áreas verdes
Pesquise os parques e locais ao ar livre no seu destino de férias. Planeie atividades divertidas, corridas e jogos com os mais pequenos. Façam um tour a pé até encontrarem um miradouro com vistas gratuitas sobre a cidade.
Esta é uma forma de se divertirem sem gastar dinheiro, ao mesmo tempo que usufruem de um contacto mais próximo com a natureza.
Quando fizerem caminhadas, explorações ou trilhos, identifique previamente eventuais riscos, sobretudo em rios, poços, declives ou ravinas. Evite trajetos que possam constituir perigo.
Se andarem de triciclo, bicicleta, skate ou patins, não se esqueça do capacete e outros protetores para que, em caso de queda, o risco de traumatismo seja menor.
11. Registe os gastos
Esta é uma forma de evitar surpresas no final das férias. Se registar os gastos diariamente, vai poder ter uma noção mais real de como está a usar o seu orçamento e do valor que ainda está disponível.
Assim, poderá fazer os ajustes necessários para os dias seguintes, manter os custos em dia e evitar derrapagens financeiras.
No final da viagem, compare os gastos reais com o que estava no “orçamento” e verifique onde ultrapassou o que estava previsto. Assim, já sabe o que melhorar para as próximas férias com crianças.
Com estas dicas, as férias com crianças serão mais seguras, divertidas e económicas. Poupar está na ordem do dia, mas, com um bom planeamento, não terá de cortar nos seus dias de descanso. Boas férias!