Os 5 melhores cartões de crédito com pontos em Portugal

|Posted by | Cartão de Crédito, Todos os Artigos
Tags: , , , , , , , ,
pontos

 

No artigo de hoje vamos falar de programas de pontos, que são outro tipo de benefício que podem ser associados quando adere a um cartão de crédito.

Os pontos são diferentes, por exemplo, do cashback, mas um pouco semelhantes às milhas aéreas. O que acontece é que, em vez de receber de volta algum do dinheiro que gastou diretamente, como aconteceria no cashback, recebe, alternativamente, um determinado número de pontos, habitualmente um ponto por cada euro gasto. Esses pontos podem posteriormente ser trocados por bens ou serviços junto da instituição financeira emissora do cartão.

As grandes limitações dos programas de pontos, para além de eventuais custos de adesão, são: o cliente pode apenas trocar os pontos por bens ou serviços disponibilizados no catálogo, isto é, dentro dos protocolos estabelecidos pela instituição, e, dependendo do número de pontos necessário para converter por prémios apetecíveis, podem corresponder a um valor real de cashback, em euros, muito baixo.

Assim, podemos dizer que o valor de cada ponto depende do preço, em pontos, estabelecidos para os bens e serviços em catálogo. O valor real do cashback é tanto maior quanto menor for o número de pontos necessário para adquirir um determinado prémio.

Entre as potenciais recompensas encontramos produtos de vários tipos, tecnologia, viagens, estadias e muitos outros serviços, dependendo das parcerias específicas de cada instituição.

Como já é hábito, a equipa do ComparaJá.pt analisou os diferentes programas (ou “clubes”) oferecidos pelos principais cartões no mercado para lhe mostrar quais são os cinco melhores e porquê. Ora vejamos.

Unibanco Clássico

unibancoclassico

Este é um cartão que não tem qualquer anuidade, quer para o primeiro titular, quer para os seguintes, assim como custos de adesão ao programa de pontos.

Ao aderir a este cartão, está automaticamente habilitado a acumular pontos pelas compras que fizer: 1 ponto por cada euro que gastar, mais precisamente. Estes pontos podem depois ser utilizados para abater ou mesmo totalizar o valor dos produtos oferecidos na Unistore, com um prazo de validade de um ano.

Uma escolha popular dos clientes neste tipo de programas são os produtos de tecnologia e, nessa vertente, o Unibanco apresenta a oferta mais abrangente do mercado, incluindo um leque alargado de produtos Apple e Samsung, assim como outros tablets, computadores, televisões e até mesmo smartwatches, das mais variadas marcas.

Existe ainda uma variada oferta de vinhos, produtos para a casa perfumes, relógios ou mesmo bicicletas.

Por fim, encontramos algumas utilidades, como é o caso de um alimentador de 6 dias de animais de estimação, um kit de manicura ou mesmo lanternas de alta capacidade.

Concluindo, este é o Programa Pontos que oferece uma maior e mais variada oferta de produtos.

Millennium BCP – Blue American Express

amex_blue_bcp

Um cartão sem anuidade do Millennium bcp que, para além de beneficiar de uma série de descontos através do Programa Selects da American Express e de excelentes serviços de seguros de viagem, dá a possibilidade aos utilizadores de usufruir do programa de pontos Membership Rewards, com um custo anual de 10 euros.

O programa Membership Rewards tem uma conversão de euro gasto equivale a 1 ponto, mas com estes a não terem prazo de expiração, o que pode ser bastante benéfico para produtos de elevado valor.

Estes pontos podem ser usados para os mais diversos fins. Está a preparar uma viagem? Então tem passagens aéreas na TAP ou no grupo Star Alliance para minimizar os custos do seu sonho. Pode ainda usar os pontos em mais de 40 restaurantes espalhados pelo continente e ilhas, ou em grande grupos de hotéis (Pestana ou Tivoli) e nas Pousadas de Portugal.

Em termos tecnológicos a oferta é menor, comparada com a do Unibanco, mas mesmo assim pode trocar os pontos por iPhones, iPads ou MacBooks, smartphones, televisões e câmaras fotográficas.

Se preferir uma experiência mais relaxada, pode sempre optar por trocar os pontos por um spa, seguido de um bom vinho.

Concluindo, apesar de este programa não ter tanta oferta de produtos tecnológicos e de dia-a-dia, compensa para amantes de viagens e ofertas de turismo.

Cartão de Crédito ActivoBank

activobankclassic

Para usufruir deste cartão não tem de pagar nenhuma anuidade e pode desfrutar do programa de bonificação por pontos sem custos adicionais.

Se for cliente ActivoBank, este programa tem uma vantagem muito especial: existe a possibilidade de ganhos extra através da combinação com a aquisição e utilização de outros produtos do banco. Esta oferta integrada é uma excelente ideia porque, ao acumular vários produtos num único programa de premiação, os clientes fidelizados podem chegar mais depressa aos prémios mais apetecíveis.

O Programa Pontos Activo+ garante aos utilizadores do cartão de crédito uma bonificação de 1 ponto por cada euro gasto. Como dito anteriormente, existe a possibilidade de ganhar pontos extra, como é o caso de contas poupança, domiciliação de ordenado, seguros ou até mesmo ordens de bolsa.

Aqui, a oferta de produtos é um pouco diferente e resulta sobretudo da parceria com marcas de retalho apetecíveis como a Zara, Primark, IKEA ou Fnac. Pode ainda trocar os pontos por bilhetes de cinema, por exemplo.

Pode também usar os pontos em produtos do Activobank, como é o caso da constituição do depósito Flex Activo, isenção da comissão de guarda de títulos ou packs de 5 ordens de bolsa.

Cartão VISA BiG

cartao_BIGvisa

O cartão VISA BiG é um cartão que não tem anuidade para novos clientes e que, mais uma vez, por cada euro gasto acumula 1 ponto.

O cartão do Banco BiG traz outros benefícios, como uma série de descontos com parceiros, nomeadamente hotéis e alugueres de carros, isenção da taxa gasolineira ou mesmo seguro completo de viagem.

Para os apaixonados por história e para aqueles que gostam de passar noites em antigas pousadas, este cartão é ideal pois oferece 10% sobre qualquer promoção ou oferta em mais de 35 Pousadas em Portugal.

No entanto, a amplitude do programa de pontos é muito reduzida, dispondo de poucos produtos, sendo uns diretamente ligados com os produtos do banco e os restantes a incluir cheques Fnac, vinhos ou até mesmo… um guarda-chuva (o inverno está a chegar…).

Banco Montepio – Cartão Sentidos

montepiocartaosentidos

O titular deste cartão do Montepio está isento da primeira anuidade, mas depois passa a suportar um valor de 35 euros para um limite de crédito dos mil euros aos 10 mil euros.

Com este cartão pode acumular pontos de várias maneiras: por cada 5 euros em compras, recebe 1 ponto e por cada 10 euros de saldo sujeito a juros, recebe igualmente outro ponto. Quando a soma do valor de movimentos efetuados durante o período do extrato for superior a 500 euros, recebe 10 pontos adicionais.

Este cartão é ideal para quem, mais do que produtos ou tecnologia, procura experiências: os pontos podem ser trocados diretamente por experiências Odisseias.