Simulador de cálculo do salário líquido 2019

|Posted by | Lifestyle, Todos os Artigos
Tags: , , , , ,

cálculo salário líquido

A maior parte dos contratos de trabalho indica o vencimento em números brutos, ou seja, antes da dedução de impostos. Como tal, para a grande maioria das pessoas torna-se difícil perceber quanto é que vão realmente receber ao final do mês após as contribuições para a Segurança Social. Neste sentido, construímos um simulador de cálculo do salário líquido 2019 para que esclareça todas as suas dúvidas.

O ordenado que um trabalhador recebe encontra-se sujeito a impostos e descontos para a Segurança Social, de maneira que o vencimento efetivamente auferido traduz-se no chamado salário líquido.

Qual a diferença entre salário bruto e salário líquido?

Em Portugal, os impostos que os portugueses têm de pagar dividem-se em duas grandes categorias: diretos e indiretos.

Os impostos sobre o rendimento fazem parte da chamada tributação direta, isto é, dos impostos que recaem diretamente sobre o vencimento dos contribuintes. Os impostos diretos são progressivos, o que significa que serão mais elevados quanto mais avultado for o rendimento.

Por sua vez, os impostos indiretos são os que incidem sobre os preços de bens e serviços e cuja taxa aplicável muda consoante o tipo de produto (por exemplo, os bens de primeira necessidade, tais como pão e leite, são tributados a uma taxa inferior relativamente a bens de luxo) – é o caso do IVA.

Quando um trabalhador recebe o seu salário, uma parte do mesmo fica sujeito à chamada “retenção na fonte” – que consiste no pagamento do IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) de forma parcelada, todos os meses, sendo assim retirada uma parte do vencimento para este efeito – e à Taxa Social Única (TSU). Os funcionários públicos precisam ainda de deduzir os descontos efetuados à ADSE.

O que é a TSU?

Corresponde ao montante que o trabalhador desconta todos os meses para a Segurança Social, sendo que para os trabalhadores por conta de outrem este valor é de 11%.

Neste sentido, enquanto que o salário bruto é o valor que é indicado no contrato de trabalho, o ordenado líquido afigura-se como a quantia que o trabalhador recebe na sua conta bancária todos os meses e que é deduzida de impostos e contribuições.

Como proceder ao cálculo do salário líquido 2019?

Através do simulador de salário líquido que pode descarregar abaixo ficará a saber quanto receberá mensalmente após as devidas deduções de impostos.

 

No ficheiro descarregado terá de preencher as seguintes informações para efetuar o cálculo do salário líquido automaticamente:

  • Salário bruto anual: corresponde ao montante que recebe, em termos brutos, ao final de um ano de trabalho (sendo o valor que normalmente consta dos contratos de trabalho);
  • Indicação sobre se é casado ou não;
  • Número de dependentes a cargo;
  • Indicação sobre a forma de pagamento dos subsídios de Natal e de férias: se é em duodécimos ou se recebe por inteiro;
  • Indicação do regime de trabalho: se é trabalhador dependente (por conta de outrem) ou pensionista;
  • Em caso de possuir um grau de incapacidade permanente igual ou superior a 60% é considerado como tendo invalidez para efeitos de IRS, pelo que deverá selecionar esta opção se se encontrar nesta situação;
  • O montante que aufere de subsídio de alimentação.

Após o preenchimento de todos estes campos, aparecerá o valor do salário líquido mensal de acordo com as informações fornecidas.

Tenha atenção:

O subsídio de alimentação pode ser recebido juntamente com o vencimento na conta bancária ou então através de cheques-refeição e/ou cartão de refeição. A forma de receção deste subsídio vai ter impacto no IRS, uma vez que, se for acoplado ao salário na conta bancária, terá de pagar mais impostos sobre o mesmo.

Saber como fazer o cálculo do salário líquido pode ser-lhe útil não apenas para esclarecer todas as suas incertezas quanto ao vencimento que deve efetivamente receber, mas também para se organizar melhor na gestão do seu orçamento mensal e, quiçá, negociar um ordenado melhor (até porque, normalmente, a negociação salarial é efetuada em termos brutos).

Nair Dos Santos

Sobre Nair Dos Santos

Especializada em Economia Internacional, a Nair iniciou o seu percurso profissional em Marketing Institucional. Alia a sua criatividade ao universo financeiro com o objetivo de ajudar os portugueses a melhorar a sua literacia financeira e contribuir para o desenvolvimento de uma economia sustentável.

Comentários