Cálculo salário líquido 2024: simula aqui

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Queres saber qual vai ser o teu ordenado "limpo" em 2024, após deduzir os impostos? Usa o nosso simulador gratuito e faz o cálculo do salário líquido.

A maior parte dos contratos de trabalho indica o vencimento em números brutos, ou seja, antes da dedução de impostos. Como tal, para a grande maioria das pessoas torna-se difícil perceber quanto é que vão realmente receber ao final do mês após a aplicação das taxas de retenção do IRS e das contribuições para a Segurança Social. Neste sentido, construímos um simulador gratuito onde poderás fazer o cálculo do salário líquido 2024.

Qual a diferença entre salário bruto e salário líquido?

Em Portugal, os impostos que se têm de pagar dividem-se em duas grandes categorias: diretos e indiretos.

Os impostos sobre o rendimento fazem parte da chamada tributação direta, isto é, dos impostos que recaem diretamente sobre o vencimento dos contribuintes. Os impostos diretos são progressivos, o que significa que serão mais elevados quanto mais avultado for o rendimento.

Por sua vez, os impostos indiretos são os que incidem sobre os preços de bens e serviços e cuja taxa aplicável muda consoante o tipo de produto (por exemplo, os bens de primeira necessidade, tais como pão e leite, são tributados a uma taxa inferior relativamente a bens de luxo) – é o caso do IVA.

Quando um trabalhador recebe o seu salário, uma parte do mesmo fica sujeito à chamada “retenção na fonte” – que consiste no pagamento do IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) de forma parcelada, todos os meses, sendo assim retirada uma parte do vencimento para este efeito – e à Taxa Social Única (TSU). Os funcionários públicos precisam ainda de deduzir os descontos efetuados à ADSE.

O que é a TSU?

Corresponde ao montante que o trabalhador desconta todos os meses para a Segurança Social, sendo que para os trabalhadores por conta de outrem este valor é de 11%.

Neste sentido, enquanto o salário bruto é o valor que é indicado no contrato de trabalho, o ordenado líquido afigura-se como a quantia que o trabalhador recebe na sua conta bancária todos os meses e que é deduzida de impostos e contribuições.

Como proceder ao cálculo do salário líquido 2024?

Através do simulador de salário líquido, a que podes aceder através do link abaixo, ficarás a saber quanto receberás mensalmente após as devidas deduções de impostos.

Após o preenchimento de todos os campos, aparecerá o valor do salário líquido mensal de acordo com as informações fornecidas.

Tem atenção:

O subsídio de alimentação pode ser recebido juntamente com o vencimento na conta bancária ou então através de cheques-refeição e/ou cartão de refeição. A forma de receção deste subsídio vai ter impacto no IRS, uma vez que, se for acoplado ao salário na conta bancária, terás de pagar mais impostos sobre o mesmo.

Saber como fazer o cálculo do salário líquido pode ser-te útil não apenas para esclarecer todas as tuas incertezas quanto ao vencimento que deves efetivamente receber, mas também para te organizares melhor na gestão do teu orçamento mensal e, quiçá, negociar um ordenado melhor (até porque, normalmente, a negociação salarial é efetuada em termos brutos).


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer