UCI Crédito à Habitação: conhece a oferta

A UCI Crédito à Habitação permite-te trocar de casa sem teres vendido a atual, e facilitando todo o processo. Sabe tudo neste artigo.

A União de Créditos Imobiliários (UCI) é especialista no crédito à habitação e, dessa forma, consideramos relevante apresentar um produto financeiro desta instituição: a troca de casa, para quando tens a necessidade de comprar uma casa nova, mas ainda não conseguiste vender a tua habitação atual.

Para a UCI o crédito à habitação é a sua essência, disponibilizando diversos serviços financeiros relativos à compra de casa. Iremos então conhecer um pouco melhor esta instituição e perceber em que consiste, na UCI, o crédito à habitação para troca de casa.

UCI Crédito à habitação para todas as ocasiões

Na UCI, o crédito à habitação tem as seguintes finalidades:

  • Para adquirir uma casa;

  • Para trocar de habitação;

  • Para construir um imóvel;

  • Financiamento para indivíduos não residentes em Portugal;

  • Transferência do crédito à habitação para a UCI.

Lê mais:

A verdade é que, muitas vezes, sentimos a necessidade de mudar de casa, mesmo não tendo ainda terminado de pagar o empréstimo à habitação da casa onde atualmente vivemos. Por exemplo, se a família crescer e a casa onde atualmente vives for pequena, provavelmente sentirás necessidade de te mudar para uma habitação maior.

Troca de casa com a UCI

A UCI permite-te trocar de casa sem teres vendido a atual, possibilitando-te dispor do capital para adquirir a nova habitação. Desta forma, o cliente não precisa de vender a atual casa sob pressão, tendo tempo para o fazer.

O que a UCI faz é constituir uma nova hipoteca sobre o imóvel atual (caso este esteja a ser pago através de um crédito à habitação) desde que o valor de avaliação desse imóvel seja superior ao capital que o cliente ainda tem em dívida.

Características da Troca de Casa UCI

1- Prestações mensais

Nos primeiros 5 anos, as prestações da casa atual beneficiam de um período de carência de capital, sendo que o cliente fica apenas a pagar os juros. Desta forma, a mensalidade acaba por ser mais reduzida durante algum tempo.

Ao longo deste período, o cliente dispõe de 2 anos em que pode vender a sua casa atual, amortizando assim o empréstimo e beneficiando do não pagamento de quaisquer taxas ou comissões de reembolso antecipado.

Após a venda da habitação atual, o empréstimo desta é então cancelado, ficando o cliente apenas com os encargos da nova casa.

2- Financiamento

Na UCI, o crédito à habitação para troca de casa permite obter financiamento até 100%, dependendo do perfil do cliente e das garantias que este apresenta.

Normalmente o que a instituição permite é que se faça um financiamento de até 75% do valor de avaliação da habitação atual, criando-se um novo empréstimo para a casa atual. Para complementar, a UCI cria ainda uma hipoteca para o imóvel que o cliente vai comprar.

A amortização do financiamento do imóvel atual pode ser feita sem qualquer comissão de reembolso antecipado até dois anos após a realização do contrato do empréstimo.

Aprende:

3- Prazo do empréstimo

O prazo do crédito varia entre os 7 e os 40 anos, devendo o cliente ter em consideração que não pode ter mais de 75 anos de idade até ao término do financiamento. Para além disso, tanto o produto financeiro selecionado e o perfil que o cliente apresenta são importantes para as considerações do prazo do crédito.

4- Taxa de juro

No que diz respeito à taxa de juro, o cliente tem três soluções disponíveis. Por um lado, pode escolher ter o seu empréstimo com uma taxa fixa entre 10 e 30 anos e sem adição de spread. Por outro lado, poderá contratar com uma taxa mista até 15 anos também sem adição de spread. E, por último, poderá ainda optar por uma taxa de juro indexada à EURIBOR a 6 meses à qual se adiciona o spread.

Descobre:

UCI Crédito à habitação: A troca de casa da Família Santos

A Marta e o Filipe, um casal na casa dos 40, está a pensar mudar de casa. Querem dar a possibilidade às suas duas filhas de terem um quarto só delas (bem sabemos como são os adolescentes e o quanto adoram o seu espaço próprio).

Uma vez que ainda estão a pagar a casa onde moram os quatro agora, fizeram uma pesquisa de mercado e encontraram a UCI e o crédito à habitação específico para troca de casa, que lhes agradou.

O casal tem uma habitação avaliada em 100 mil euros e ainda tem 75 mil euros de dívida do empréstimo pedido para essa casa. Pretendem adquirir um imóvel no valor de 150 mil euros. Para financiarem a compra desta nova casa, recorreram ao crédito à habitação para troca de casa da UCI, pois este permite que o casal não tenha de esperar para vender a casa onde vive atualmente, podendo adquirir logo o novo imóvel.

Vejamos então as características das duas hipotecas com que o casal fica:

UCI Crédito à habitação: Troca de Casa

Características Indexante (Euribor 6 meses) Spread TAN TAEPrazos
Empréstimo Casa Nova (150.000€) -0,251% 2,750%2,499% 3,664% 35 anos
Empréstimo Casa Atual (75.000€) -0,251% 2,750% 2,499% 3,561% 35 anos

Desta forma, nos primeiros 5 anos o casal pagará uma prestação de 536,16 euros da habitação nova e 162,44 euros do empréstimo da casa atual, num total de 698,60 euros. Esta última prestação apenas é válida até à venda do imóvel em questão.

Após a venda, o crédito à habitação atual é pago e o remanescente, se existir, é diretamente disponibilizado ao cliente. Depois, este decide se prefere amortizar o crédito da casa nova ou se prefere guardar o dinheiro para investir.

Percebe:

Caso não seja possível vender a habitação atual em 5 anos, a carência de capital termina e pagará uma mensalidade de 302,55 euros dessa habitação. Assim, a mensalidade, após 5 anos, ficaria a 838,71 euros.

Na UCI, o crédito à habitação para troca de casa oferece ao cliente duas grandes vantagens: podes adquirir logo a tua nova casa sem teres de vender a atual primeiro e não precisas de dar entrada inicial, pois esse valor é coberto pelo empréstimo realizado na habitação atual.

Embora tenhas a desvantagem de adquirir dois créditos à habitação, o crédito da tua casa atual é cancelado após a sua venda. Para além disso, usufruis de uma carência de capital neste mesmo financiamento, durante os primeiros 5 anos.

Mas será a UCI a melhor entidade para este tipo de empréstimo? Outras instituições financeiras que disponibilizam este tipo de crédito à habitação são o Deutsche Bank, o Novo Banco e o Banco BIC. Desta forma, o melhor é sempre simular e comparar todas as ofertas do mercado, percebendo qual a que mais se adequa às tuas necessidades:


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer