Sucesso - terminou sessão

Enviaremos um email com as instruções para poder alterar a sua palavra-passe

Facilitamos a sua escolha ao agregar todas as ofertas existentes no mercado

Simule e poupe em 3 passos

Simulador líder em Portugal de produtos de Crédito e Telecomunicações

100% gratuito
Rápido e simples
Imparcial e independente

Utilize os simuladores do ComparaJá.pt para resumir todo o mercado às opções mais adequadas para si. Beneficie do nosso acompanhamento personalizado, sem compromissos, para aderir à melhor oferta de forma informada.

Testimonial person
Sem ter de perder tempo a ir aos balcões encontrei ajuda no simulador do ComparaJá para escolher a melhor oferta. O apoio ao telefone foi impecável e trataram-me de tudo. Recomendo.
Ana Santos, 52 anos, Setúbal
customerpromise.alt

Consiga as melhores condições no seu Cartão de Crédito

Está à procura de um cartão de crédito para todas as ocasiões? O ComparaJá.pt é o sítio indicado para encontrar o melhor para si. Gosta de viajar? Pode consultar aqui os melhores cartões com milhas aéreas. Faz muitas compras? Então vai querer escolher o melhor cartão de crédito com cashback. E se não passa sem descontos, também existem cartões com diversas vantagens numa rede de parceiros. Basta comparar.

FAQ Cartão de Crédito

Um cartão de crédito é um meio de pagamento eletrónico disponibilizado aos consumidores pelos bancos e outras entidades emissoras que permite comprar bens e serviços ou receber adiantamentos em dinheiro com um prazo de reembolso a ser acordado entre ambas as partes, com ou sem juros.

As instituições financeiras estabelecem um plafond, que é o limite mensal de dinheiro disponível em crédito para o titular e que é baseado, entre outras variáveis, no seu rendimento. Existem vários tipos de cartões de crédito, entre os quais se encontram os que possuem cashback, descontos, pontos, milhas aéreas e ainda os cartões de crédito premium.
A maioria das emissoras de cartões de crédito oferecem alguns incentivos para atrair e recompensar os seus titulares, tais como descontos, cashback, milhas aéreas, pontos ou premium.

Com o cartão de crédito com descontos pode poupar nas suas compras ao beneficiar de descontos diretos nos vários parceiros das entidades emissoras.

Já um cartão com milhas aéreas permite acumular milhas com as suas compras a crédito com o cartão para depois serem trocadas por viagens e ainda outras vantagens, tais como acesso a lounges nos aeroportos.

Por seu turno, com o cartão de crédito com cashback, de cada vez que se efetuam pagamentos com recurso a este meio recebe-se uma percentagem (denominada de taxa de cashback) do valor que se gastou, que geralmente varia entre 1% a 3%.

Já os cartões de crédito premium são produtos de prestígio, com as maiores e mais alargadas coberturas de seguros e que, frequentemente, dão acesso a lounges e ao tipo de regalias esperadas de um cartão VIP.

Tenha em consideração os mais variados tipos de cartão de crédito na altura da escolha. Procura um cartão que lhe dê diversos descontos, que permita acumular pontos, milhas aéreas ou receber dinheiro de volta com os seus gastos? Ou procura um cartão com uma vasta oferta de seguros? Basta aceder à plataforma do ComparaJá.pt para comparar e encontrar o que mais se adequa às suas necessidades.
Juros: o “preço” de utilizar dinheiro a crédito. Cada entidade emissora possui uma TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) diferente que será cobrada ao cliente caso ele não pague o valor em dívida ou liquide apenas o montante mínimo da mesma.

Anuidade: é o custo anual inerente à posse do cartão. De ressalvar que atualmente existe uma variedade de cartões sem custos de anuidade associados ou que oferecem a primeira anuidade.

Limite de crédito: plafond máximo do cartão que poderá utilizar para efetuar pagamentos nas suas compras.

Benefícios: adira a um cartão de crédito de forma a usufruir das suas vantagens, tais como cashback, descontos, pacotes de seguros associados ou ainda adesão a programas de milhas aéreas ou de pontos.
O tempo de processamento varia de acordo com o emissor. Assim que a requisição for aprovada, demorará cerca de 7 a 10 dias úteis até receber o cartão. Certifique-se de que enviou todos os documentos necessários para que a sua solicitação seja processada rapidamente.
O período de aprovação varia de banco para banco, mas, normalmente, depois de enviar o pedido, demora alguns dias a processar. A maioria das instituições financeiras em Portugal exige que se seja maior de idade e residente/cidadão permanente em Portugal. Precisa ainda de ter um emprego estável e atender aos requisitos mínimos salariais, que variam de acordo com o tipo de cartão de crédito.
O cash advance é uma característica dos cartões de crédito que permite ter um montante disponível na sua conta à ordem para uma situação inesperada. Esta solução permite utilizar o limite disponível no cartão de crédito, sendo feita uma transferência da conta crédito para a conta à ordem do consumidor. Assim sendo, o montante presente no saldo autorizado passa para o saldo disponível.
Existem situações de emergência em que pode necessitar de dinheiro extra. É nestes casos que pode utilizar o cash advance. Para ter acesso ao dinheiro, pode recorrer a uma caixa multibanco e fazer o levantamento a crédito. Existe ainda a possibilidade de ligar para o seu banco ou efetuar a operação através de homebaking. Neste caso, o montante solicitado fica disponível no primeiro dia útil seguinte à realização do pedido na conta à ordem.

Antes de recorrer ao cash advance deve ter atenção aos preços praticados pelas instituições financeiras. A grande maioria dos bancos cobra uma comissão pelo dinheiro disponibilizado através desta solução. Ao optar pelo cash advance deve saber que a comissão cobrada pelo banco inclui um valor fixo por operação e uma percentagem pelo montante que ficou disponível. Para além disto, ao utilizar o cash advance pode também estar sujeito ao pagamento de juros se escolher pagar apenas uma parte do montante utilizado. Estes valores estão disponíveis nos preçários dos bancos que deve solicitar sempre que efetuar uma operação que pode vir a ser cobrada na sua conta à ordem.
Sim. De facto, muitos cartões de crédito em Portugal permitem que não seja necessário mudar de instituição financeira na altura de fazer um.
As principais diferenças entre os cartões VISA e MasterCard estão nos benefícios dados aos portadores dos cartões. Por exemplo, os cartões VISA têm um seguro de aluguer de automóveis com melhores coberturas do que os da rede MasterCard, mas esta vantagem não se encontra disponível em todos os países. Por outro lado, a MasterCard oferece proteção no retorno do dinheiro em alguns cartões, ao invés da VISA, que não fornece este serviço. Nos cartões premium, os benefícios estão relacionados com serviços de assistência pessoal, tais como o acesso a bilhetes para espetáculos, reservas de restaurantes e recomendações de hotéis.
Quando escolhe um cartão de crédito, pode decidir pagar o que gastou no início, no meio ou no fim do mês. O montante pode ser reembolsado na totalidade, uma percentagem ou o mínimo, enquanto que o modo de pagamento pode ser por débito direto, dinheiro, cheque, transferência bancária, pagamento em ATM ou homebanking. Lembre-se que optar pelo pagamento total do saldo do cartão de crédito implica o não pagamento de juros. Por seu turno, o pagamento parcial implica que o utilizador pague juros sobre o montante de crédito que não foi liquidado no mês anterior. Isso significa que, quanto menos pagar por mês, mais juros terão de ser suportados e mais tempo vai demorar até pagar a totalidade do montante em dívida.
Várias instituições financeiras oferecem cartões de crédito gratuitos, ou seja, sem anuidade. A anuidade corresponde a um pagamento anual cujo montante varia consoante a instituição financeira e o tipo de cartão de crédito detido pelo cliente. Os cartões de crédito gratuitos são, geralmente, mais simples e considerados os mais básicos de entre toda a oferta disponibilizada pelas instituições financeiras.

Deve, no entanto, considerar que os cartões de crédito gratuitos podem significar ter de optar por uma conta bancária com custos acrescidos e normalmente não abrangem benefícios como o cashback, os descontos ou a acumulação de milhas aéreas e seguros associados. Além do mais, por norma, possuem uma TAEG superior. A TAEG permite saber qual o custo total do montante pedido, incluindo custos com juros, comissões e outras despesas associadas.
O pagamento de produtos ou serviços online deverá ser cauteloso e é importante que o consumidor analise alguns fatores cruciais para garantir que o seu cartão de crédito não é vítima de roubo de informação.

Em primeiro lugar, deverá garantir que apenas acede a websites fidedignos na hora de utilizar o seu cartão de crédito online, ou seja, que faz pagamentos em domínios iniciados por https (que lhe demonstra que os dados neste website estão encriptados e aufere maior segurança), bem como em domínios que possibilitem o pagamento com 3D Secure.

O 3D Secure é um serviço gratuito que permite que os consumidores realizem pagamentos com o cartão de crédito online com maior segurança. Apenas é necessário que introduza um código numérico de utilização única, ou seja, um código por compra (que é enviado na hora, por SMS, para o telemóvel do titular do cartão). Pode facilmente ativar este serviço através do seu homebanking.

Não divulgue os dados do seu cartão de crédito online em websites desconhecidos e tente ler mais sobre os riscos de utilizar este método de pagamento, bem como os respetivos domínios em que pretende usar, em fóruns, websites especializados ou até redes sociais.

Dicas de Finanças Pessoais exclusivas

Conheça os melhores truques para poupar e fique a par das últimas novidades financeiras ao subscrever a nossa newsletter.