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Reside num concelho do distrito de Lisboa e quer ter gás natural em casa? Conheça a Lisboagás.

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Energia

O surgimento da Lisboagás remonta a 1998 quando o Grupo GDP-Gás de Portugal, S.A, sentiu a necessidade de criar uma nova dinâmica comercial, que fosse orientada não só para o cliente, como também para a própria qualidade da prestação do serviço.

Antes da viragem do século, é constituída a Galp Energia que, além de deter 100% do Grupo GDP, detém ainda 100% da Petrogal (responsável pela produção e exploração de petróleo bem como da refinação e comercialização de matérias petrolíferas).

De salientar que o Grupo GDP se dedica à importação, transmissão de gás natural e à sua distribuição com recurso a seis distribuidores regionais. A Lisboagás, por sua vez, é a concessionária para a distribuição de gás natural de todos os concelhos pertencentes ao distrito de Lisboa (Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira). As tarifas que pratica são definidas pela Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE).

Em 2001, a Lisboagás concluiu um projeto do qual fez parte para a mudança de abastecimento de mais de 230 mil consumidores de gás de cidade para gás natural na cidade de Lisboa.

Três anos depois esta empresa obteve a certificação do Sistema Integrado de Gestão do Ambiente, da Qualidade e da Segurança, de acordo com as seguintes normas: NP EN ISO 14001:1999, NP EN ISO 9001:2000 e OHSAS 18001:1999. Já em 2005, a Lisboagás comercializadora certificou-se com a norma NP EN ISO 14001.

Em 2019, Lisboa tornou-se numa das primeiras cidades europeias a receber contadores inteligentes de gás natural. O projeto-piloto resultou de uma parceria a envolver a Galp Gás Natural Distribuição, a Lisboagás e a operadora de telecomunicações NOS.

Inicialmente foram instalados 100 contadores inteligentes em Lisboa, Cascais e Sintra. Estas soluções inovadoras permitem não só fazer leituras de gás natural à distância como também proceder à alteração da potência contratada sem ser necessário efetuar uma deslocação à zona habitacional.
Para particulares, a Lisboagás permite que a realização de novos contratos de gás seja feita em qualquer balcão de atendimento desta distribuidora. No entanto, antes disso, é necessário confirmar que contempla os seguintes requisitos:

  1. Viver na Grande Lisboa;
  2. Ter um ramal de ligação à sua casa;
  3. Efetuar uma inspeção certificada ao seu imóvel por uma entidade inspetora;
  4. Possuir um Código Universal de Instalação (CUI) definido pela Lisboagás;
  5. Escolher uma fornecedora de gás natural.
Reunidos os requisitos, poderá então contratar a Lisboagás como distribuidora da energia. A fornecedora que contratou entrará em contacto com a Lisboagás por forma a proceder à instalação do gás natural.

No caso de ainda não estar ligado à rede de distribuição de gás natural, precisa apenas de preencher um formulário disponível no website Lisboagás online ou num dos balcões de atendimento.

Na próxima FAQ indicamos as várias lojas situadas em Lisboa onde poderá ter um atendimento personalizado e totalmente gratuito.

Com efeito, deverá levar consigo uma série de dados pessoais, entre os quais:

  • Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade ou Passaporte);
  • Número de Contribuinte (NIF);
  • NIB (se o pagamento for feito por transferência bancária);
  • Documento que comprove a sua residência (contrato de arrendamento, contrato de promessa compra e venda ou escritura).
Se, por algum motivo, quiser interromper o fornecimento e distribuição de gás natural, terá de rescindir o contrato com a Lisboagás. Pode fazê-lo em qualquer balcão de atendimento da Lisboagás ou até numa loja do cidadão. Em ambos precisa não só do seu documento de identificação e do NIF, bem como da última fatura do gás natural e da leitura do contador atual.
Este operador de distribuição de gás natural disponibiliza atendimento presencial em várias lojas do cidadão dentro da Grande Lisboa. Na lista que se segue pode encontrar aquela que lhe é mais conveniente, bem como o respeito horário de funcionamento. Aqui também poderá efetuar o pagamento da sua fatura do gás natural.

Localidade Morada Horário de Funcionamento
Laranjeiras Rua Abrantes Ferrão, 10

Dias úteis - 8h30 às 19h30

Sábados - 9h30 às 15h

Marvila

Av. Santo Condestável

Empreendimento Pingo Doce - Loja 34 (Bela Vista)

Dias úteis - 9h às 19h

Sábados - 9h às 13h

Odivelas Centro Comercial Odivelas Parque, Loja 2048 Estrada Paiã

Dias úteis - 8h30 às 19h30

Sábados - 9h30 às 15h

Torres Vedras Av. 5 de outubro, 32 B/C

Dias úteis - 10h às 13h e das 15h às 19h

Cascais

Rua Manuel Joaquim de Avelar, 22

Edifício Cascais Center D14

Dias úteis - 9h às 18h
Alhandra Av. Sousa Martins, 22

Dias úteis - 10h às 13h e das 15h às 17h

Sábados - 10h às 13h

Alverca Rua Bombeiros Voluntários, 26

Dias úteis - 10h às 13h e das 15h às 18h

Sábados - 10h às 12h

Oeiras

Posto Galp (sentido Lisboa/Cascais)

A5 - Km 9,6 Oeiras

Dias úteis - 10h às 12h e das 13h às 18h
Arco do Cego Rua Arco do Cego, 69 A Dias úteis - 10h às 12h e das 13h às 18h
Gare do Oriente Parque das Nações, Galeria Comercial, Loja G 208 Dias úteis das 10h às 12h e das 13h às 18h
 Fonte: website da Galp Energia (7 de agosto de 2020).
A cada dois meses, técnicos da Lisboagás deslocam-se à casa dos clientes para fazerem a leitura dos contadores de gás natural. Por forma a evitar que sejam feitas estimativas ao consumo, garantindo assim o rigor das faturas todos os meses, o cliente deve enviar as leituras à Lisboagás: através do contacto 800 507 513, chamada gratuita e disponível 24 horas; ou através da Lisboagás balcão digital.

Este canal de comunicação é reservado a clientes de gás natural que permite ainda:

  • Consultar todas as faturas e consumos;
  • Aderir à fatura eletrónica, débito direto ou conta certa;
  • Ficar a par de eventuais promoções;
  • Solicitar pedidos de informação.
São, por isso, várias as vantagens de pedir acesso à Lisboagás balcão digital.
Se já é cliente e verificou alguma anomalia com a sua instalação de gás ou simplesmente quer comunicar a sua leitura, deixamos-lhe aqui alguns contactos importantes para que os possa utilizar em caso de necessidade:

Motivo Contactos Outras informações
Emergências e Avarias 808 201 722

Disponível 24 horas

(chamada gratuita)

Atendimento

808 200 343

+351211164437 (estrangeiro)

distribuicao.lisboagas@ggnd.pt

Disponíveis nos dias úteis das 9h às 21

(custo chamada local)

Leituras 800 507 513 Chamada gratuita
Se preferir entrar em contacto por escrito, pode fazê-lo enviando uma carta para a seguinte morada: Apartado 4070 - EC São Domingos de Benfica, 1501-001 Lisboa.

Além destes é importante anotar os contactos de dois agentes que são responsáveis por garantir a eficácia da distribuição do gás natural. Por outras palavras, a Lisboagás disponibiliza dois agentes - GR4PT e Gasfomento que prestam serviços no sentido de garantir a cobertura de distribuição em todo o distrito de Lisboa. Em caso de necessidade, contacte aquele que cobre o concelho onde reside:

Serviços de distribuição de gás natural Concelhos Contactos
GR4PT Amadora, Lisboa (Norte), Sintra e Cascais

214 725 566

gr4@gr4.pt

Gasfomento Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Lisboa (Sul), Loures, Lourinhã, Odivelas, Oeiras, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira

218 391 100

gasfomento.sa@gasfomento.pt

Em Portugal, além da Lisboagás há outros operadores que atuam sob concessão regional e local:

  • REN Portgás, responsável por fazer chegar o gás natural a 29 concelhos pertencentes aos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo;
  • Lusitaniagás, do grupo Galp Energia distribui gás natural em mais de 35 concelhos da região do Centro Litoral;
  • Beiragás, pertence ao grupo Galp Energia e faz chegar o gás natural à zona da Beira Interior;
  • Medisgás, incorpora o grupo Galp Energia e distribui gás natural nos concelhos de Faro, Olhão e Portimão;
  • Setgás, abastece sete concelhos, nomeadamente Alcochete, Almada, Barreiro, Benavente, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal;
  • Duriensegás, faz parte do grupo Galp Energia e abastece a região do Douro;
  • Dianagás, integra o grupo Galp Energia e distribui gás natural nos concelhos de Évora e Sines;
  • Tagusgás, é responsável pelo abastecimento de gás natural em vários concelhos dos distritos de Santarém e Portalegre;
  • Paxgás, do universo Galp Energia, faz chegar o gás natural ao concelho de Beja;
  • Sonorgás, está encarregue de abastecer os concelhos de Arco de Valdevez, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Peso da Régua, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso e Santa Marta de Penaguião.