211 165 765 (custo de chamada para a rede fixa nacional)
Seg - Sex: 10h às 19h
Precisa de ajuda?
211 165 765
Seg - Sex: 10h às 19h
Custo de chamada para a rede fixa nacional
Ligar

Portgás: descubra os serviços desta empresa e obtenha aqui a melhor oferta de distribuição de gás natural

Comparar Ofertas

Energia

A 12 de janeiro de 1988 nasce a Portgás – Sociedade de Produção e Distribuição de Gás, constituindo desde a sua fundação como uma empresa de serviço público de distribuição de gás natural, centralizada na região litoral do norte do país, tendo como foco 29 concelhos pertencentes aos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.

Já nos anos 90, este serviço foi concessionado pelo Estado português, acabando por resultar num novo contrato de concessão que vigorará até 2048.

Em 2008 a Portgás começou a operar no mercado com a marca EDP Gás Distribuição. Finalmente, no decorrer do ano de 2017, a empresa foi adquirida pela REN Gás S.A, começando a ser comercializada sob a sua designação no ano seguinte.

Com forte vocação para inovar, a Portgás é a primeira empresa de distribuição de gás natural certificada em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) atribuída pela APCER.
A distribuição de gás natural é o principal serviço da Portgás, apresentando soluções para particulares e para empresas.

Esta empresa serve apenas o litoral norte do país, mais concretamente 29 concelhos pertencentes aos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.

Atualmente, esta distribuidora de gás natural tem em vigor quatro campanhas com condições especiais de adesão destinadas a particulares:

Campanhas5

Adesão Individual

Adesão Conjunta Poupança anual
Campanha 0€ 19,21€/mês1 - 350,32€
Campanha Conversão 149€/mês2 59,99€/mês3 1.366€
Campanha Reconversão 19€/mês4 - 871€
1 Esta campanha é válida para quem resida num imóvel coletivo, ou seja, que pertença a um prédio.
2 Esta campanha é válida para uma moradia sem rede interior de gás natural.
3 Esta campanha é válida para quem viva num imóvel coletivo sem rede interior de gás natural e que pretenda aderir em conjunto com os restantes condóminos do mesmo edifício. Para beneficiar desta campanha terão de aderir, pelo menos, 50% desses condóminos.
4 Esta campanha é válida para quem resida num imóvel individual ou coletivo que possuam a infraestrutura indicada para receber gás natural.
5 Todas as campanhas são válidas para adesões até 30.09.2020.
Paralelamente, a Ren Portgás Distribuição oferece outros serviços, tais como:

  • Interrupção e restabelecimento do fornecimento de gás natural;
  • Leitura extraordinária, que implica um custo de 14,17 euros;
  • Verificação metrológica extraordinária, que consiste na validação do erro de medição.
Até ao final de 2019, a rede de distribuição de gás natural da Portgás chegava a 28 concelhos dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto. Fora desta rede fica apenas Paredes de Coura. Assim sendo, se está interessado em contratar um serviço de gás desta empresa, terá de viver num dos concelhos destes distritos. Todavia, é essencial que o cliente contacte a Portgás no sentido de confirmar a efetiva distribuição da energia.

Posto isso, terá de verificar se o seu imóvel apresenta a infraestrutura necessária para receber o gás natural, sendo que a Portgás poderá proceder à conversão do imóvel. Pode entrar em contacto com a empresa através da linha de atendimento 808 100 900 ou por e-mail pedidosdeligacao@portgas.pt. No caso de o imóvel já possuir as infraestruturas necessárias, e depois de confirmar que a rede de gás natural chega até ele, apenas precisa de realizar um contrato de comercialização.
O cliente tem duas formas de proceder à leitura do contador de gás natural: através do número 800 500 300; ou no portal online da Portgás. Para isso precisa apenas do Código Universal da Instalação (que pode consultar na sua fatura do gás) e da leitura do contador (excluindo os três últimos dígitos).

Em todo o caso, o cliente pode solicitar uma leitura extraordinária ao comercializador, visita que é combinada entre ambos. O custo deste serviço é de 14,17 euros.
Esta empresa dispõe apenas de um espaço de atendimento ao cliente que se localiza na cidade do Porto, mais concretamente na Rua Linhas de Torres 41, 4350-214. O horário de funcionamento é entre as 9h e as 13h e as 14h e as 18h.
A linha de apoio da REN Portgás Distribuição encontra-se disponível todos os dias úteis entre as 9h e as 21h. Tem à sua disposição dois contactos telefónicos: 808 100 900 ou 222 426 200 (custo chamada local). Se se encontrar fora de Portugal pode ligar para o +351 222 426 200.

Em situações de emergência, devido a uma falha no fornecimento de gás natural, contacte o 800 215 215, que está disponível 24 horas por dia. Neste caso, as chamadas são gratuitas.
Sim. Além da Ren Portgás Distribuição, existem outras entidades a prestar este tipo de serviço:

Sugerimos que consulte todas as empresas de distribuição de gás natural e perceba quais os serviços e sua área de atuação, para que possa escolher a empresa mais conveniente para o seu imóvel, tendo sempre em consideração o preço mais baixo. Verifique ainda se existem campanhas de adesão ao gás natural em vigor.