Cartões de crédito de lojas: o que deve saber?

|Posted by | Cartão de Crédito, Todos os Artigos
Tags: , , , , , , ,
Vai utilizar um dos cartões de crédito de lojas para fazer as suas compras de Natal? Conheça as vantagens.

Os cartões de crédito de lojas podem ser uma forma de conseguir pagar as suas despesas de forma fracionada. Mas será que conhece todas as vantagens associadas a cada um destes cartões?

O ComparaJá.pt fez uma análise a cinco dos cartões de crédito de lojas mais comuns: o Cartão Universo, Cartão El Corte Inglés, Cartão IKEA, Cartão FNAC e Cartão Jumbo Mais. Além de ter que prestar atenção às taxas anuais necessárias, deve também saber se o cartão cobra ou não anuidade e quais as modalidades de pagamento. Esta informação é ainda mais relevante se pretende utilizar um destes cartões para fazer as suas compras de Natal. Na tabela seguinte pode conhecer todas as características gerais sobre os cartões seleccionados pelo ComparaJá.pt.

Cartões de Crédito de Lojas

O Cartão FNAC aparenta ser o que mais vantagens oferece aos seus subscritores, ainda assim deve conhecer todas as características que podem diferenciar a escolha entre cartões. Fique então a conhecer o que deve saber sobre os cartões de crédito de lojas.

descontos

Veja também: “Mobiliário e tecnologia: soluções dos retalhistas

1. Cartões de crédito de lojas: Cartão Universo

O Cartão Universo acabou recentemente de chegar e apresenta algumas características que o diferenciam dos outros cartões existentes no mercado. Com este cartão passa a ser membro do Cartão Continente, Cartão Worten Resolve e Cartão Sport Zone.

cartão universo

Com a utilização do cartão Universo pode ainda ter um desconto de 1% em todas as compras nos estabelecimentos aderentes à rede Mastercard que revertem para o programa de fidelização Continente e de descontos em combustíveis Galp até 16 cêntimos por litro. O valor acumulado pode ser gasto no Continente, Bagga, Well’s, Note, Zippy, Meu Super, Pet & Plants, ZU e lojas Galp.

O Cartão Universo permite ainda efetuar levantamentos até 250 euros por dia e fazer transferências do saldo disponível do limite de crédito num mínimo de 250 euros por dia para a sua conta bancária. Pode ainda ter acesso a vária modalidades de pagamento, desde escolher pagar as contas no fim do mês até 12 vezes com juros ou preferir pagar as suas compras em modo de débito.

Leia ainda: “Como aproveitar o cartão Universo da melhor forma

De referir ainda que o Cartão Universo possui uma TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) de 18,3% e uma TAN (Taxa Anual Nominal) de 18,61%. Este cartão não possui anuidade.

2. Cartões de crédito de lojas: Cartão El Corte Inglés

O cartão El Corte Inglés só pode ser utilizado neste estabelecimento de compras ou em outros estabelecimento associados como o Supercor, Viagens El Corte Inglés ou Estações Repsol. Em termos de descontos, o Cartão do El Corte Inglés é mais tímido do que o Cartão Universo: pode ter acesso a desconto de 6 euros em compras no El Corte Inglés ou Supercor desde que abasteça o seu automóvel com um mínimo 30 euros e por cada compra igual ou superior a 30 euros nos El Corte Inglés ou Supercor tem acesso a um desconto de 6 cêntimos por litro na Repsol.

Para utilizar este cartão só tem de assinar os talões de venda e guardar o seu comprovativo. Tem ainda acesso a uma modalidade de pagamentos fracionados através de uma quantidade fixa mensal ou uma percentagem do saldo em dívida.

Este cartão não tem anuidade e possui uma TAEG de 14,8% e uma TAN de 12,54%.

3. Cartões de crédito de lojas: Cartão de Crédito IKEA

Para grandes compras, o IKEA disponibiliza um cartão de crédito que pode ajudá-lo a renovar a casa. Em termos de vantagens, este cartão não possui custos de adesão, a anuidade e amortizações são gratuitas. Além disso, à medida que vai pagando as suas compras, o plafond vai aumentando e fica disponível para o caso de querer realizar outras compras. Tem também acesso a um serviço de homebanking sem custos adicionais.

No que toca a pagamentos pode optar por pagamentos fracionados com juros ou sem juros. Se optar pelo pagamento sem juros pode pagar no fim do mês ou entre três (a partir de 45 euros) a 12 meses (a partir de 400 euros). No caso de pagamentos com juros os valores de pagamento aumentam. Pode optar por fazer um pagamento mínimo com uma mensalidade fixa de 5% ou 10% do seu plafond ou optar por pagar as suas comprar entre 24 (a partir de 500 euros) a 48 meses (a partir de 1500 euros).

O cartão de crédito IKEA possui uma TAEG de 15,47% e uma TAN de 18,3%.

4. Cartões de crédito de lojas: Cartão de Crédito FNAC

Sendo uma das lojas mais queridas dos portugueses, a FNAC tem um cartão de crédito indispensável para andar na carteira. Por isso mesmo, coloca à disposição dos seus clientes várias opções de pagamento com ou sem juros, sendo sempre o consumidor a optar pela modalidade mais conveniente.

Cartão Fnac

Em termos de vantagens, o cartão FNAC é bastante abrangente. Oferece 5% de desconto em cartão nas suas compras que pode utilizar em compras múltiplas de 10 euros, 10% de descontos em livros e produtos de papelaria, 10% de desconto em cartão na clinica FNAC, oferta da comissão de bilheteira FNAC, 10% de desconto imediato no FNAC Café, portes gratuitos em compras realizadas através do site da FNAC e tem ainda acesso a vendas privadas e ofertas exclusivas. A FNAC possibilita ainda descontos dentro da sua rede de parceiros que incluem os ginásios Viva Fit e os Hotéis Vila Galé, entre outros.

Veja também: “Estarão os seus filhos preparados para usar um cartão de crédito?

O cartão de crédito FNAC proporciona ainda aos seus clientes uma modalidade de cashback para compras efetuadas fora das suas lojas. Assim, por cada compra que efetuar recebe 1% do valor em pontos que pode utilizar na FNAC no mês seguinte. Saiba, contudo, que o valor máximo de cashback que pode ser convertido em pontos é de 160 euros por ano e os pontos ganhos apenas têm a validade de um ano.

Este cartão tem um valor de fidelização de três em três anos de 15 euros e possui uma TAEG de 18,3% e uma TAN de 15,47%.

5. Cartões de crédito de lojas: Cartão Jumbo Mais

Também o cartão de crédito Jumbo Mais pode ser utilizado para as suas compras nos hipermercados desta cadeia. Ao optar por pagar as suas despesas com este cartão pode beneficiar de vantagens exclusivas nas lojas do Grupo Auchan: Jumbo, Pão de Açúcar, Box, Jumbo Online, Box Online, Jumbo Natureza, Óticas Jumbo, Saúde e Bem-Estar e Gasolineiras Jumbo.

Tem ainda acesso a 10% de desconto nos artigos em dias assinalados e descontos nos folhetos promocionais, a um vale de desconto nas estações de serviço Jumbo para utilizar nas suas compras de supermercado, 10% de desconto nas Óticas Jumbo e na taxa de entrega do Jumbo Online e da Box Online. Através deste cartão pode ainda beneficiar de promoções na Norauto e descontos na rede de parceiros Jumbo que inclui ginásios, hotéis, parques de diversão, cuidados de saúde, entre outros.

Já no que toca a outro tipo de características financeiras deste cartão tem acesso a uma reserva financeira, isto é, um plafond de crédito para utilizar como e quando quiser. O cartão de crédito Jumbo Mais funciona como um cartão de crédito ou como cartão pré-pago com carregamentos. Saiba ainda que se preferir fazer a amortização do crédito, pode fazê-lo sem penalizações.

Fique a saber: “Os melhores cartões de crédito sem mudar de banco

No que toca às modalidades de pagamento do Cartão Jumbo Mais pode optar por débito diferido, fazer o pagamento no fim do mês, em três vezes sem juros ou através de uma forma de reembolso denominada “Conta Permanente” em que a mensalidade do crédito diminui à medida que vai efetuando o seu reembolso.

Existem ainda campanhas de crédito gratuito com uma TAN a 0%. Ainda assim, este cartão tem uma TAEG e 18,4% e uma TAN de 15,55%. Apesar de não ter anuidade, se não utilizar o cartão por um período de um ano terá que pagar uma comissão de inatividade de 5 euros por ano.