Cartões de crédito de lojas: será que compensam?

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Faz parte do conjunto de consumidores que tem a carteira repleta de cartões? Hoje em dia não é difícil, dado serem muitas as marcas, de vários setores, que possuem tanto o seu próprio cartão de fidelização como ainda, em muitos casos, um cartão de crédito. Porém, a verdade é que os cartões de crédito de lojas, não obstante as vantagens que oferecem aos clientes, têm taxas de juro elevadas.

O estudo Target Group Index (TGI) da Marktest, realizado em 2015 para aferir quantos Portugueses usam cartões de fidelização, atesta que este número ronda os 5,7 milhões de consumidores. O mesmo é dizer que 66% da população usa um destes cartões associados a marcas.

Especialmente nesta época tão perto do Natal, torna-se ainda mais natural que a utilização destes produtos aumente. Todavia, é necessária alguma cautela ao usar cartões de crédito de lojas, pois muitos praticam a TAEG máxima definida pelo Banco de Portugal para este trimestre: 15,7%.

Para que perceba se estes cartões lhe trazem assim tantos benefícios, analisámos o mercado dos cartões de crédito de marcas em cinco setores diferentes:

#1 – Hipermercados

Os cartões de fidelização dos hipermercados aqui em análise – Auchan, El Corte Inglés e Cartão Universo – não possuem anuidade (tecnicamente chamada de “comissão de disponibilização de cartão”), embora tenham taxas de juro elevadas, tal como se pode observar na tabela abaixo.

Cartões de crédito de fidelização | Categoria “Hipermercados”
Marca / Cartão Anuidade TAN TAEG Seguros gratuitos Descontos e Vantagens
Na marca Noutros parceiros
Auchan
Cartão Oney Auchan
Sem anuidade 14,1% 15,6%
  • Descontos nas lojas e serviços Auchan.
  • Amortizações antecipadas sem custos.
  • Oferta de vales de desconto nos postos de combustível Auchan.
  • Descontos e flexibilidade de pagamento na Norauto.
  • Clube de descontos.
  • Vantagens Cinema City.
El Corte Inglés Sem anuidade 11,9% 15,7%
  • Direito a 1 hora de estacionamento gratuito.
  • 3 Meses sem juros e com a vantagem de se pagar até 36 meses.
  • Vantagens junto da gasolineira Repsol.
Grupo Sonae
Cartão Universo
Sem anuidade 14,5% 15,7% Plano de Saúde Wells
  • 1% desconto em Cartão Continente.
  • Possibilidade de pagar em 3, 6 e 12 vezes ou na opção fim do mês.
  • Aglomera vantagens do Cartão Continente, Worten Resolve e Sport Zone.
  • Descontos nos combustíveis Galp.
  • Dados retirados do website dos cartões a 31 de outubro de 2019.

Entre todos os produtos analisados, há que salientar o Cartão Universo pelas inúmeras vantagens que apresenta em diversas marcas da Sonae, bem como pelo facto de dar acesso ao Plano de Saúde Wells, que engloba descontos no setor da saúde.

Ainda assim, é impossível não mencionar que todos estes cartões têm os seus descontos específicos tanto na própria marca como numa rede de parceiros externos, desde cinemas a oficinas e postos de abastecimento de combustível.

#2 – Vestuário

Os cartões de crédito da categoria de vestuário são os da Decathlon e o Cartão Must do Freeport.

Ambos não cobram anuidade, mas também não dispõem de seguros associados e ainda praticam taxas de juro em torno dos máximos definidos pelo Banco de Portugal para este trimestre.

Enquanto o cartão da Decathlon não oferece quaisquer descontos em parceiros externos, já o Cartão Must encontra-se associado a um clube de descontos, o que torna este último diferenciador pelo facto de as promoções e vantagens não serem apenas internas.

Cartões de crédito de fidelização | Categoria “Vestuário”
Marca / Cartão Anuidade TAN TAEG Seguros gratuitos Descontos e Vantagens
Na marca Noutros parceiros
Decathlon Sem anuidade 11,8% 15,7%
  • Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento.
  • Acesso a crédito permanente.
  • 1% de desconto nas compras (opção de reembolso pagamento mínimo).
  • Promoções exclusivas e campanhas promocionais.
Cartão Must Freeport
Sem anuidade 14,1% 15,6%
  • Promoções exclusivas e campanhas promocionais.
  • Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento.
  • Programa Fidelidade Recompensada.
  • Clube de Descontos.
  • Dados retirados do website dos cartões a 31 de outubro de 2019.

#3 – Tecnologia

Por sua vez, no setor da tecnologia existem três grandes marcas a oferecer cartões de fidelização: Media Markt, Rádio Popular e FNAC.

Todos os cartões de crédito destas lojas oferecem vantagens e descontos e só o da Media Markt não permite utilizá-lo noutros estabelecimentos. Porém, este último oferece um benefício para quem realiza muitas compras: 1% de cashback, ou seja, o consumidor recebe 1% do valor de todas as compras que efetuar mensalmente com o cartão, creditados na sua conta.

Cartões de crédito de fidelização | Categoria “Tecnologia”
Marca / Cartão Anuidade TAN TAEG Seguros gratuitos Utilização restrita à marca Descontos e Vantagens
Na marca Noutros parceiros
Media Markt Sem anuidade 11,8% 15,7% Sim
  • Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento.
  • 3 meses sem juros (para compras entre 60€ e 5.000€).
  • 1%cashback.
  • Promoções exclusivas e campanhas promocionais.
Rádio Popular Sem anuidade 11,8% 15,7% Não
  • 3% de desconto em cartão.
  • Sem despesas de adesão e utilização imediata.
  • Promoções exclusivas e campanhas promocionais.
FNAC Sem anuidade 11,9% 15,7% Não
  • 5% desconto em cartão e Laboratório FNAC.
  • 10% desconto na Clínica FNAC e sobre o preço do editor.
  • Oferta da comissão de bilheteira na loja física.
  • Portes grátis em fnac.pt.
  • Descontos em parceiros.
  • Dados retirados do website dos cartões a 31 de outubro de 2019.

4 – Decoração e Mobiliário

Na categoria “Decoração e Mobiliário” englobam-se os cartões da Conforama, IKEA, AKI e Leroy Merlin. Os primeiros dois praticam a TAEG máxima de 15,7% e não possuem descontos em parceiros externos. Já os dois últimos têm uma taxa de juro ligeiramente inferior (15,6%) e encontram-se associados a uma rede de descontos fora da marca.

Nenhum dos cartões de crédito de lojas desta categoria tem seguros gratuitos incluídos, sendo que também nenhum possui um custo anual.

Cartões de crédito de fidelização | Categoria “Decoração e Mobiliário”
Marca / Cartão Anuidade TAN TAEG Seguros gratuitos Descontos e Vantagens
Na marca Noutros parceiros
Conforama Sem anuidade 11,8% 15,7%
  • Descontos e promoções exclusivas.
  • Amortizações sem custos.
IKEA Sem anuidade 11,8% 15,7%
  • Amortizações sem custos.
  • Acesso a crédito permanente.
  • Promoções em vigor na loja.
AKI
AKI Gold
Sem anuidade 14,1% 15,6%
  • 5€ em vale de desconto por cada 250 pontos acumulados em compra.
  • Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento.
  • Promoções exclusivas e campanhas promocionais.
  • Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento.
  • Clube de Descontos.
  • Vantagens Cinema City.
Leroy Merlin Sem anuidade 14,1% 15,6%
  • Promoções exclusivas e campanhas promocionais.
  • Amortização sem custos e flexibilidade de pagamento.
  • Clube de Descontos.
  • Dados retirados do website dos cartões a 31 de outubro de 2019.

5 – Automóvel

Por fim, até no setor automóvel existem cartões de fidelização repletos de descontos, sendo possível salientar os da Salvador Caetano, da BP e da Norauto, todos sem anuidade.

É de salientar o cartão BP Powerplus por ser o único deste rol que inclui seguros gratuitos.

Ademais, todos os cartões desta categoria possuem diversas vantagens e descontos tanto na própria marca como em parceiros externos.

Cartões de crédito de fidelização | Categoria “Mundo Automóvel”
Marca / Cartão Anuidade TAN TAEG Seguros gratuitos Descontos e Vantagens
Na marca Noutros parceiros
Salvador Caetano
Caetano Go
Sem anuidade 11,8% 15,7%
  • Descontos em serviços Caetano Go, sendo creditados na conta cartão.
  • Isenção do pagamento da taxa de abastecimento de combustível, no valor de 0,50€/abastecimento.
  • 3,5% cashback na Galp.
  • 1,5% cashback na Via Verde.
BP
Power Plus
Sem anuidade 14,6% 15,7%
  • 1 ponto por cada euro gasto, a descontar em catálogo BP.
  • 6% de desconto nos combustíveis BP.
  • Ofertas exclusivas.
  • 1 ponto por cada euro em compras.
Norauto
Norauto +
Sem anuidade 14,1% 15,6%
  • Clube de descontos Norauto.
  • Acesso a campanhas promocionais.
  • Promoções exclusivas.
  • Descontos nas lojas Auchan, Decathlon, OMB, AKI e Leroy Merlin.
  • Vantagens Cinema City.
  • Desconto de 5 cêntimos/litro em combustível na rede aderente de estações de serviço Repsol.
  • Dados retirados do website dos cartões a 31 de outubro de 2019.

Vale então a pena optar por aderir aos cartões de crédito de lojas?

Tendo em consideração todas as vantagens destes cartões – não apenas ao nível dos descontos dentro da marca como fora desta, passando pelo cashback oferecido por alguns e pela possibilidade de se aceder a promoções exclusivas -, a verdade é que se tornam numa excelente oportunidade para poupar dinheiro, especialmente para os clientes que fazem compras frequentes na mesma marca ou superfície comercial.

No entanto, é impossível não reparar que as TAEG associadas a estes cartões são elevadas quando comparadas com outras soluções existentes no mercado, pelo que estes acabam por não se tornar apelativos para usar como cartão de crédito regular e, caso o consumidor opte por isso, deve fazer os pagamentos a 100% para beneficiar do período de crédito sem juros.

Nair Dos Santos

Sobre Nair Dos Santos

Especializada em Economia Internacional, a Nair iniciou o seu percurso profissional em Marketing Institucional. Alia a sua criatividade ao universo financeiro com o objetivo de ajudar os portugueses a melhorar a sua literacia financeira e contribuir para o desenvolvimento de uma economia sustentável.