Já ouviu falar de crédito para troca de casa?

|Posted by | Crédito à Habitação, Todos os Artigos
Tags: , , ,

Já Ouviu Falar de Crédito Para Troca de Casa?Já ouviu falar de crédito para troca de casa? Se não, não se apoquente. Trata-se de uma modalidade de crédito pouco conhecida e pouco praticada. No entanto, ainda há instituições bancárias a disponibilizá-la.

Como funciona o crédito para troca de casa?

Normalmente, comprar casa representa um longo compromisso financeiro pelo volume de crédito contraído. Por isso, a escolha da habitação deve ser muito bem ponderada. No entanto, é bastante comum que a vida siga um rumo diferente daquele inicialmente planeado.

Seja casamento, filhos, divórcio ou alteração do local de trabalho, são vários os fatores que podem fazê-lo considerar mudar de casa, mesmo sem ainda ter acabado de pagar aquela em que vive.

Leia também: Quer Comprar Casa? Eis 3 Erros Que Não Quer Cometer

O processo de venda da casa cujo crédito ainda está a ser reembolsado pode ser frustrante, custoso, burocrático e moroso, sobretudo quando já há outro imóvel à vista. É por isso que certas instituições financeiras surgem com a solução de crédito específica para troca de casa, com taxas e encargos reduzidos, nomeadamente no que diz respeito à amortização do crédito.

Estes créditos contemplam também períodos de carência flexíveis que, dependendo da instituição financeira e do tipo de contrato, poderão recair sobre o total de capital a reembolsar ou do capital da casa antiga.

Por exemplo, na União de Créditos Imobiliários (UCI), enquanto não se concretiza a venda da casa atual é possível beneficiar, durante os primeiros 5 anos, de uma prestação mais reduzida devido ao período carência de capital (apenas terá lugar o pagamento de juros). Posteriormente, com a venda da casa atual, o empréstimo é então cancelado e fica apenas com o encargo da casa nova.

Saiba mais: O Que É o Período de Carência de um Empréstimo?

Tornando todo o processo mais simples e confortável para o consumidor, esta solução vem permitir a mudança para uma nova casa num curto espaço de tempo ao flexibilizar o pagamento do empréstimo anterior enquanto concede vantagens no novo crédito à habitação contratado.

Crédito para troca de casa: o que oferece o mercado?

Neste momento, as instituições que dispõem deste tipo de crédito são o BIC e a UCI.

No caso da UCI, não lhe será exigido que pague qualquer comissão de amortização do empréstimo caso venda a sua casa antiga em até 2 anos após recorrer ao crédito para troca de casa.

Conheça melhor a oferta de ambas as instituições bancárias:

BIC UCI
Financiamento até 90% 100%
Prazo mínimo 7 7
Prazo máximo N/A 40
Spread Mínimo 1,65% 1,75%
Spread Máximo 3,95% 3%
TAE 4,435% 3,638%
Carência de Capital Até 3 anos Até 5 anos
Catarina Maia

Sobre Catarina Maia

Formada em Comunicação Social e Cultural com especialização em Jornalismo, a Catarina continuou os estudos na área da Comunicação Organizacional e Liderança, iniciando depois o seu percurso profissional em marketing digital. Quer fazer a diferença ao contribuir para um maior entendimento das finanças pessoais. Hoje, os portugueses; amanhã, o mundo.

Comentários