Há riscos em comprar casas em construção?

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Descobre connosco se o desconto no preço de comprar casas em construção compensa as dores de cabeça que poderás vir a ter.

Normalmente, no mercado do crédito à habitação, os bancos concedem adiantamentos (correspondentes a um período de tempo em que só se liquidam juros) aos consumidores que desejam comprar casas em construção, tecnicamente designadas por casas em planta. Aliada a esta benesse, existem outras vantagens, mas também inconvenientes. Descobre connosco se o desconto no preço compensa as dores de cabeça que poderás vir a ter.

Vantagens de comprar casas em construção

Desde logo, o primeiro benefício de comprar uma habitação ainda por concluir reside no preço a pagar. Como o poder negocial do comprador aumenta consideravelmente por estar a adquirir um bem que ainda não se encontra terminado, o custo de aquisição da habitação será menor.

Desta forma, comprar casas em construção pode muito bem sair mais acessível para a carteira do que adquirir um imóvel que necessita de remodelações.

A maior possibilidade de personalização da casa é também um ponto a favor desta solução. Quando se compra uma propriedade que ainda está em planta, existe muitas vezes a opção de poder escolher a sua decoração, bem como caraterísticas associadas à disposição das divisões, o tipo de pavimento e afins.

Ademais, caso faças parte do lote de primeiros compradores, o mais provável é conseguires selecionar a habitação que mais te agrada em termos de exposição solar, localização, paisagem, etc.

Sabe mais:

Existem riscos?

Sim, a começar pelo facto de o prazo apontado para o término da habitação poder não ser respeitado pelo construtor, aumentando assim o tempo de espera devido a atrasos nas obras.

Além disso, colocando o cenário hipotético de falência da empresa de construção (o que foi recorrente quando surgiu a crise económico-financeira, particularmente a partir do ano de 2010), a casa fica por acabar ou, em alguns casos até, por construir, não passando de um projeto no papel.

Neste caso, quem tratará do processo será a administração de insolvências e nunca é certo que irás receber a totalidade do dinheiro que investiste nesta compra. Pior ainda: se o consumidor perder a casa, o banco não abdica do crédito à habitação que já está contratado.

O consumidor fica, no entanto, protegido pela lei se já estiver a morar na propriedade enquanto ainda decorrem os acabamentos, pois, nesse caso, é obrigatório que seja ressarcido.

Qual é o processo de compra de casas em construção?

São apenas três fases. A primeira consiste na reserva, na qual o comprador precisa de pagar um sinal que garante que a propriedade fica reservada.

Por sua vez, na segunda etapa assina-se o contrato, havendo lugar à liquidação de outro sinal correspondente a uma percentagem do valor total da habitação. No documento em questão deve estar uma indicação clara e precisa da definição da agenda das obras e dos prazos de pagamento.

Por último, a fase final – que pode ser a mais demorada – corresponde aos pagamentos, que são realizados de forma faseada consoante o avanço das obras.

Ainda no âmbito dos pagamentos, o mais provável é que, pelo encargo financeiro de que estamos a falar, necessites de um crédito à habitação. A comparação torna-se aqui igualmente inevitável, pois encontrar a proposta mais apelativa não é fácil.

Além disso, as soluções destinadas a este tipo de financiamento não abundam no mercado. Por exemplo, o BPI disponibiliza uma opção para comprar casa em planta com adiantamento incluído.

Conselhos úteis a registar

A par de pesar os prós e os contras de adquirir casas em construção, existem ainda alguns pontos que te podem ajudar nesta decisão.

Em primeiro lugar, compara os preços do imóvel que estás prestes a adquirir com o valor que é normalmente praticado na região em causa. Será que estás realmente a fazer um bom negócio (especialmente tendo em consideração os riscos em que incorres)?

Se o objetivo do investimento em casas em construção for arrendar, o melhor é teres a certeza de que a zona do imóvel é alvo de procura.

E mais: na localização em causa existe possibilidade de o imóvel se valorizar? Nada como avaliar também o valor dos impostos que terás de pagar, nomeadamente o IMI, que é anual.

Descobre:

Efetivamente, optar por casas em construção pode ser uma boa alternativa para quem deseja viver numa determinada localização onde não existem imóveis à venda ou para quem deseja personalizar a sua habitação ao máximo. Quem pretende um preço mais baixo ou carência de capital no empréstimo também deve pensar nesta opção.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer