8 Cuidados a ter na compra de imóveis

João Melo Especialista: João Melo

Antes de comprares uma casa, deves atentar a vários fatores para que possas fazer a melhor escolha. Conhece os 8 cuidados a ter na compra de imóveis.

Comprar uma casa é uma decisão importante e, por isso, deve ser bem ponderada. Damos-te a conhecer oito cuidados a ter na compra de imóveis, para que faças a escolha mais acertada na aquisição da tua nova habitação.

Desde avaliar a tua situação financeira a escolher o crédito à habitação que mais te convém, ao comprar uma casa deves ter em mente que este é um investimento com um enorme peso e, por isso, é necessário que sejas bastante criterioso e exigente na tua escolha.

Fatores como o tipo de casa, a localização da mesma e aspetos técnicos devem ser bem avaliados antes de dar o grande passo.

Quais os cuidados a ter na compra de imóveis?

#1 – Avalia a tua situação financeira

Antes de começar a procurar casa é importante que definas qual o orçamento que tens disponível.

Lembra-te de que, para além do dinheiro que investes na compra do imóvel, terás também de ter em consideração os gastos mensais com água, luz, gás, televisão e Internet, seguro habitação, IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e ainda todas as despesas de alimentação e bem-estar.

Um dos cuidados a ter na compra de imóveis é certificares-te de que avalias bem a tua situação profissional e financeira para que tomes uma decisão ponderada que não afete a tua estabilidade.

Segue as dicas:

#2 – Escolheste o melhor crédito à habitação?

Se estás a pensar em pedir um empréstimo, deves considerar e comparar todas as ofertas das instituições financeiras para que efetues a escolha mais benéfica para ti.

Este é um dos cuidados a ter na compra de imóveis mais importante, pois estamos a falar de um montante avultado que terá muito peso no teu orçamento e cujas prestações ficarás a pagar durante um longo período de tempo.

Certifica-te de que escolhes o crédito à habitação que oferece as melhores as condições, sendo cauteloso para não pressionar demasiado a sua taxa de esforço.

Esta é uma métrica que traduz a tua disponibilidade financeira para fazer face às despesas do dia-a-dia (tais como alimentação, transportes e combustível, educação e lazer) após o pagamento das obrigações mensais com créditos contraídos.

A taxa de esforço não deve ser superior a 33%, ou seja, a um terço dos rendimentos do agregado familiar.

Não percas:

#3 – Pondera bem sobre o tipo de casa a escolher

Uma vez estipulado o montante disponível para investires na tua habitação, deves decidir que tipo de casa queres comprar. Será que preferes optar por um imóvel totalmente novo ou usado?

Se queres optar por uma habitação usada, começa por analisar o estado da mesma e perceber se esta precisa apenas de algumas melhorias ou se de uma remodelação completa. Faz as contas ao preço da casa mais eventuais obras que a mesma necessite e vê se realmente compensa ao invés de uma nova.

Outro dos cuidados a ter na compra de imóveis é informares-te sobre a data de construção para que possas comparar esse aspeto com o respetivo estado de conservação.

Se tens preferência por uma casa nova, não te esqueças de pesquisar sobre a empresa de construção e de tentar conhecer outras obras que a mesma tenha feito, de forma a perceber a qualidade do trabalho efetuado e conseguires, assim, ter alguma margem de comparação.

Sabe mais:

#4 – Verifica toda a documentação do imóvel

É muito importante que verifiques toda a documentação da casa antes de dar seguimento ao processo de compra.

Deves conhecer quem está a vender a casa e saber se a pessoa em questão tem legitimidade para o fazer e ainda se não existem quaisquer ónus ou penhoras, arrendamento, hipotecas, usufruto associados à habitação.  Pesquisa, ainda, se existem dívidas de condomínio.

Outro dos cuidados a ter na compra de imóveis é o de analisar as plantas da casa. Percebe junto da Câmara Municipal se a obra é legal e se possui licença de habitação. Caso o imóvel tenha áreas construídas sem autorização, podes ter de pagar custos extra de licenciamento ou, num cenário mais grave, de demolição.

#5 – Certifica-te de que não existem encargos sobre o imóvel

Para ficares a saber se não existem ónus financeiros ou de propriedade, deves dirigir-te à Conservatória do Registo Predial e adquirir a Certidão de Teor.

Este documento contém todos os registos associados à habitação nele inscrito, nomeadamente a existência de penhoras ou hipotecas, se está livre de herdeiros ou se tem algum contrato de arrendamento ou usufruto por parte de terceiros.

Esta Certidão pode ser adquirida na Conservatória do Registo Predial ou no Registo Predial Online.

Para verificares se a habitação não tem encargos fiscais e se o IMI está em dia, deves dirigir-te às Finanças e solicitar informação sobre os impostos obrigatórios.

No que diz respeito a dívidas, todos os cuidados a ter na compra de imóveis são poucos.

#6 – Presta atenção à localização e à acessibilidade

Não é apenas o estado da habitação que deves ter em consideração, sendo que também uma avaliação da localização e das acessibilidades são dois cuidados a ter na compra de imóveis.

Sabias que o preço da água e do IMI dependem do município onde vives? É importante que te informes sobre estes valores para que não sejas apanhado de surpresa na altura de pagar as contas.

Uma boa localização do imóvel a nível de transportes e de acessos pode ser uma mais-valia no conforto do teu dia-a-dia e é, ainda, um fator que facilita a sua venda no futuro.

Descobre:

#7 – Não te esqueças do Certificado Energético

É obrigatório que o vendedor te forneça o Certificado Energético do imóvel. Este documento é um indicador dos gastos que terás a nível de consumo de energia na tua casa para te proporcionar um nível de conforto aceitável. Verifica ainda a qualidade das portas, janelas, vãos e a existência de painéis solares.

Lembra-te de verificar a exposição solar da casa que irá, também, influenciar os custos energéticos. Uma casa que apanhe pouco sol terá mais custos de aquecimento no inverno e será mais suscetível a problemas de humidade.

#8 – Aspetos técnicos do edifício também são importantes

Caso optes por um apartamento, deves ter em consideração não só a construção e aspetos técnicos da casa, como também do próprio edifício.

A nível exterior, presta atenção ao estado de conservação da fachada. Por norma, os custos de reparação e manutenção são bastante dispendiosos e suportados pelo condomínio, acabando por representar encargos mais elevados para os condóminos.

Em relação ao interior do edifício, procura anomalias na construção – por exemplo, alguns defeitos mais gerais, tais como fissuras, sinais de humidade e estado de conservação dos materiais.

Não deixes de ir ao detalhe e verifica o estado dos armários, bem como das instalações de água, gás natural e eletricidade.


João Melo
João Melo
Especialista Crédito Habitação