Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

ENAT: Obtenha aqui a melhor tarifa de eletricidade para si

Comparar Ofertas

Energia

Fundada em 2004, a ENAT Energias comercializa eletricidade e faz instalações fotovoltaicas. Com sede em Castelo Branco, a ENAT é uma empresa com capitais de origem 100% portugueses. Fruto da constante inovação e aposta em soluções de energia limpa, esta operadora foi a pioneira na implementação de sistemas geotérmicos para climatização de edifícios em Portugal.

Desde o início, a ENAT oferece 10% de desconto aos seus clientes na instalação de equipamentos de climatização e energias renováveis.

Até 2013, a ENAT dedicava-se à comercialização e instalação de equipamentos com energia proveniente da terra, do ar e do sol. A partir desse ano, alargou o seu negócio e viu nascer a ENAT eletricidade, tendo começado a operar na comercialização de luz no mercado livre, apostando em tarifas competitivas em relação aos seus concorrentes.

Frequentemente, esta operadora lança campanhas de adesão, em que os já clientes recebem saldo de energia ao convidarem amigos a juntarem-se à eletricidade ENAT.

Devido à redução de rendimentos de muitas famílias provocada pela doença Covid-19, esta operadora apresentou três formas de desconto que se traduzem numa redução do preço de eletricidade, tanto para os seus clientes particulares como para empresas:

  • Desconto de 6% na tarifa da luz para consumidores domésticos e não domésticos;
  • Desconto de 12% na tarifa da luz para profissionais da área de saúde, da segurança e emergência e que exerçam funções de apoio social ou em instituições de solidariedade;
  • Oferta de saldo de energia 200kWh aos clientes que estejam a passar por um período mais vulnerável em termos financeiros.
Esta comercializadora de eletricidade dispõe dois planos para clientes domésticos e não domésticos e cujo tarifário se encontra em vigor durante o ano de 2020. Nas tabelas que se seguem pode consultar o preçário de cada um deles:

Plano Sol

Potência Contratada (kVA) Potência (€/dia) Tarifa Simples Tarifa Bi-Horária Tarifa Tri-Horária
Energia (€/kWh) Energia Fora de Vazio (€/kWh) Energia Vazio (€/kWh) Energia Ponta (€/kWh) Energia Cheia (€/kWh) Energia Vazio (€/kWh)
3,45 0,1780 0,1498 0,1839 0,1004 0,2719 0,1576 0,1004
4,60 0,2346
5,75 0,2818
6,90 0,3381
10,35 0,4865
13,80 0,6486
17,25 0,8021
20,70 0,9626
Nota: Tarifário recolhido no website da ENAT a 20.08.2020. Ao aderir ao Plano Sol, pode optar por pagar a fatura através de multibanco, débito direto ou nas lojas ENAT. O envio de faturas e outras comunicações são feitas por correio postal.

 

Plano Net

Potência Contratada (kVA) Potência (€/dia) Tarifa Simples Tarifa Bi-Horária Tarifa Tri-Horária
Energia (€/kWh) Energia Fora de Vazio (€/kWh) Energia Vazio (€/kWh) Energia Ponta (€/kWh) Energia Cheia (€/kWh) Energia Vazio (€/kWh)
3,45 0,1780 0,1498 0,1839 0,0984 0,2699 0,1556 0,0984
4,60 0,2346
5,75 0,2818
6,90 0,3381
10,35 0,4865
13,80 0,6486
17,25 0,8021
20,70 0,9626
Nota: Tarifário recolhido no website da ENAT a 20.08.2020. Ao aderir ao Plano Net, pode optar por pagar a fatura através de multibanco, débito direto ou nas lojas ENAT. O envio de faturas e outras comunicações são feitas por email.

 

Para consumidores domésticos cuja situação económica é mais vulnerável é aplicada a tarifa social de eletricidade. Na prática, trata-se de um desconto mensal na fatura mensal da luz, sendo que os beneficiários deverão receber uma das seguintes prestações sociais:

  • Rendimento social de inserção (RSI);
  • Subsídio social de desemprego;
  • Abono de família;
  • Pensão social de invalidez;
  • Pensão social de velhice;
  • Complemento solidário para idoso;
  • Consumidores cujo rendimento anual seja inferior ao rendimento fixado na legislação portuguesa.
Não obstante ao cliente ter de ser beneficiário de uma destas prestações sociais anteriormente mencionadas, terá ainda de reunir uma série de condições, nomeadamente:

  • Ter um contrato de eletricidade;
  • Ter um contrato de consumo doméstico e habitação própria permanente;
  • Ter uma potência contratada inferior ou igual a 6,9 kVA.
Reunidas as condições supramencionadas, na tabela que se segue poderá consultar o preçário da tarifa social:

Potência Contratada (kVA) Potência (€/dia) Tarifa Simples Tarifa Bi-Horária Tarifa Tri-Horária
Energia (€/kWh) Energia Fora de Vazio (€/kWh) Energia Vazio (€/kWh) Energia Ponta (€/kWh) Energia Cheia (€/kWh) Energia Vazio (€/kWh)
3,45 0,1406 0,0325 0,0337 0,0309 0,0380 0,0326 0,0309
4,60 0,1874
5,75 0,2343
6,90 0,2811
Nota: Tarifário recolhido no website da ENAT a 20.08.2020.

 

Antes de mais é necessário verificar se a sua habitação tem ligação à rede elétrica. Caso ainda não exista deverá contactar a EDP Distribuição que é a única entidade responsável pela distribuição de eletricidade em Portugal. Após a instalação necessita apenas de contratar o serviço de uma comercializadora de luz que, no caso de optar pela ENAT, deverá ter na sua seu posse um conjunto de documentos no momento em que a contactar:

  • Dados Pessoais e da sua conta bancária (no caso de escolher o pagamento da fatura por débito direto);
  • Tarifa e potência elétrica que quer contratar;
  • Contrato de arrendamento, escritura da casa ou contrato de promessa compra e venda (isto é, um documento que comprove que vive naquele imóvel);
  • Código único de instalação (CPE), que vem descrito na última fatura da luz ou, em caso de ser a primeira vez que está a realizar um contrato de eletricidade, pode questionar a distribuidora de eletricidade sobre este código.
Após a formalização do contrato da luz, deverá ter de esperar cerca de cinco a sete dias para concretizar a ligação de eletricidade.
Esta operadora de eletricidade tem uma rede de lojas em vários pontos do país, a partir das quais os seus clientes ou aqueles que pretendam recorrer a um serviço da ENAT possam realizar todo o processo de contratação ou até melhorar o contrato elétrico que já tenham. Na tabela seguinte pode consultar a localização, contactos e respetivo horário de funcionamento de cada agência:

Localidade Morada Contactos Horário de Funcionamento
Porto

Centro Empresarial Fábrica 3ás

Rua Ponte da Pedra, 406 - A4

4470-108 Gueifões

220 177 031

964 695 002

porto@enat.pt

Dias úteis - das 9h às 13h e das 14h30 às 19h
Aveiro

Zona Industrial da Taboeira

Lote 30, Freção B

3800-055 Aveiro

234 385 315

963 948 624

aveiro@enat.pt

Dias úteis - das 9h às 12h30 e das 14h30 às 19h
Viseu

Recta do Caçador, 281

3505-577 Viseu

232 284 288

924 308 020

viseu@enat.pt

Dias úteis - das 9h às 13h e das 14h30 às 19h
Guarda

Rua Padre Manuel Nabais Caldeira, 8

6320-453 Sabugal

271 752 006

925 746 310

Dias úteis - das 9h às 13h e das 14h30 às 19h
Castelo Branco

Estrada Cruz de Montalvão, 12

6000-055 Castelo Branco

272 089 999

925 746 312

castelobranco@enat.pt

Dias úteis - das 9h às 13h e das 14h às 18h
Lisboa

Entrada Bairro Estacal Novo, 5

2690-366 Santa Iria da Azóia

217 784 112

962 132 580

lisboa@enat.pt

Dias úteis - das 9h às 13h e das 14h30 às 19h
Beja

Pavilhão ENAT

EN 123, Km 64,8

7780-088 Castro Verde

286 322 400

964 250 500

beja@enat.pt

Dias úteis - das 8h30 às 13h e das 14h às 18h
Faro

Estrada Nacional 125, Km 117

Rio Seco, CX Postal 370 B

8005-528 Faro

289 030 726

932 995 146

faro@enat.pt

Dias úteis - das 9h às 13h e das 14h às 18h
 Fonte: informação recolhida no website da ENAT a 20.08.2020.
Existem várias empresas em território nacional que também comercializam eletricidade como a ENAT, entre as quais podemos enumerar:

Antes de optar por uma operadora de luz, aconselhamos que faça uma comparação das tarifas oferecidas por cada uma delas, por forma a escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades ao nível do consumo energético.