Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h
Seguro Dentário

Seguro Dentário

Garanta as melhores coberturas ao melhor preço. Conheça a oferta das seguradoras para cuidar do seu sorriso.

Seguro de Saúde

Um seguro dentário permite beneficiar de preços convencionados para a prevenção e proteção da saúde oral.

Abrangendo desde consultas, exames ou tratamentos de medicina dentária, os seguros dentários incluem um conjunto de coberturas no domínio dos cuidados orais que pode integrar desde o acesso a uma rede de estomatologia, a serviços de assistência ou capital diário por internamento hospitalar.

Enquanto as apólices de seguros dentários mais básicas poderão apenas incluir serviços como check-ups, limpezas ou pequenas reparações, as apólices mais completas poderão cobrir implantes, aparelho ou cirurgias.

Dependendo das condições do seguro contratualizado, poderão ser consideradas ou não pré-existências e, para alguns cuidados específicos, ser necessário obter uma pré-autorização da seguradora. De salientar que no momento de subscrição poderá ser requerido o preenchimento de um questionário médico.

Variando de produto para produto, poderá verificar-se ainda a existência de períodos de carência e também determinadas limitações ao nível da idade da pessoa segura.

Nesse sentido, atentar nas condições gerais e particulares do seguro dentário que se pretende contratar, nomeadamente nas suas exclusões, é fundamental para garantir uma escolha informada e adequada ao perfil e necessidades de cada consumidor.
Para se garantir a escolha do melhor seguro dentário não basta apenas comparar os prémios apresentados pelas diferentes companhias de seguros, sendo essencial ter-se em conta também outros aspetos, particularmente as coberturas incluídas e os copagamentos existentes nos diferentes cuidados associados à apólice.

Entre o conjunto de aspetos a ter em conta para se apurar qual o melhor seguro dentário deverão constar os seguintes pontos:
  • Prémio mais competitivo face ao conjunto de coberturas incluídas;
  • Menor valor nos copagamentos (e eventualmente isenção para alguns cuidados, nomeadamente consultas dentárias ou consultas de urgência);
  • Inexistência de períodos de carência;
  • Não exigência de pré-autorizações para quaisquer cuidados;
  • Inexistência de limites anuais para quaisquer cuidados;
  • Menor conjunto de exclusões (como pré-existências);
  • Dispensa de preenchimento de questionário médico;
  • Inexistência de idade limite de adesão;
  • Abrangimento gratuito de filhos menores na apólice e oferta de descontos para famílias;
  • Inclusão de benefícios adicionais, como acesso a rede de bem-estar.

De salientar que antes de se avançar com a contratação de um seguro dental poderá ser útil fazer-se um check-up prévio de forma a conseguir-se definir as reais necessidades ao nível de eventuais tratamentos.

Após a identificação dos requisitos que o seguro de estomatologia deverá cumprir, será então possível apurar as poupanças potenciais com cada uma das diferentes soluções no mercado tendo por base as tabelas de comparticipação disponibilizadas pelas respetivas seguradoras

Porventura, poderá até dar-se o caso de uma seguradora com um prémio mais elevado se afirmar como a mais competitiva caso exija menos copagamentos (e eventualmente inclua atos gratuitos) do que a concorrência.
No seguimento da contratação do seguro dentário é atribuído um cartão de saúde dentária, o qual deverá ser apresentado pela pessoa segura no prestador de cuidados dentários da rede no momento de realizar o pagamento.

O valor a liquidar, no caso de o seguro não incluir essa cobertura sem qualquer encargo adicional para o cliente, será apenas o copagamento correspondente ao ato médico realizado, estando estes encargos previamente definidos entre os prestadores convencionados e a seguradora.
A contratação de um seguro dentário poderá permitir avultadas poupanças às famílias. No entanto, esta análise deve ser feita individualmente por cada consumidor de acordo com as suas necessidades.

Atendendo a que existem várias soluções no mercado cuja mensalidade é inferior a 5 euros e que o custo de uma consulta no dentista poderá facilmente rondar os 40 a 50 euros, tal significa que basta consultar um médico dentista três vezes por ano para que, mesmo com um eventual copagamento mínimo, o facto de se deter o seguro para dentes já seja monetariamente compensatório.

Já para quem tenha especial necessidade de cuidados dentários, como poderão ser reabilitações ou correções, um seguro dental poderá permitir poupanças na ordem das centenas de euros a cada ano.

De uma forma genérica é possível concluir que um seguro dentário é compensatório para aquelas pessoas que, por necessitarem de cuidados regulares, consultem um dentista mais do que três vezes a cada ano, bem como para quem preveja realizar tratamentos dispendiosos num futuro próximo.
Consoante as condições do seguro dental contratado, o capital por internamento hospitalar tem um valor limite diário até ao qual a seguradora comparticipa nas despesas. Variando de produto para produto, esta cobertura poderá incluir um limite máximo de dias por ano, bem como período de carência e/ou franquia de um determinado número de dias por sinistro.

De salientar que, em caso de internamento em unidade de cuidados intensivos, poderá existir um valor específico (regra geral, mais elevado) no que respeita ao capital diário por internamento.
De acordo com as condições do seguro dental contratado, existe um conjunto de situações cujas despesas decorrentes ficam desde logo excluídas do âmbito da cobertura do seguro.

Variando de seguradora para seguradora, entre as exclusões habituais destacam-se doenças, lesões ou deformações preexistentes à data da celebração do contrato do seguro, bem como acidentes de trabalho ou acidentes emergentes da participação em competições desportivas ou da prática de desportos radicais.

Nesse sentido, antes da contratualização do seguro dentário, é essencial analisar detalhadamente as situações específicas que constam da listagem de exclusões.
Sim, sendo algo que varia de produto para produto, pode acontecer que para alguns tratamentos específicos, como ortodontia ou implantes, ainda que sejam coberturas incluídas no plano de saúde dentário, seja necessário obter autorização prévia da seguradora.
Algumas seguradoras concedem descontos aos clientes que incluam vários familiares no contrato dos seguros de saúde dentários e/ou que detenham simultaneamente outros seguros contratados na mesma companhia.

Por outro lado, também existem companhias de seguros que permitem associar os filhos até determinada idade à apólice do plano dentário sem qualquer custo.
Cada seguradora coloca ao dispor dos seus clientes um conjunto de clínicas e dentistas com as quais detêm um acordo, a denominada rede. Através desta rede, as pessoas seguras podem beneficiar de serviços a um preço reduzido ou até mesmo, conforme a seguradora e as condições do produto contratualizado, sem qualquer custo em determinados cuidados.

A análise da rede de prestadores num seguro de saúde dentário é sobretudo importante para quem não reside num grande centro urbano, locais onde, à partida, mais facilmente será possível aceder a um dos prestadores de serviço incluídos na rede da apólice, isto de forma a garantir que nas proximidades se pode ter acesso efetivo ao diferentes cuidados.
Para além dos cuidados mais básicos, desde check-ups, consultas de urgência e destartarizações, um seguro dental poderá abranger um conjunto de tratamentos especializados consoante as coberturas contratualizadas. Entre os atos médicos que poderão estar incluídos no seguro dentário incluem-se:
  • Dentisteria – resolução de situações de dentes escurecidos, pigmentados, disformes ou fracturados;
  • Endodontia – tratamento de patologias da polpa dentária (vulgarmente conhecido como desvitalização);
  • Implantes – colocação de dentes artificiais em casos de perda de um ou mais dentes;
  • Odontopediatria - cuidado da saúde oral da população infantil, até aos 16 anos;
  • Ortodoncia – tratamento de problemas no alinhamento dos dentes através de aparelhos fixos ou removíveis, expansores e aparelhos extra-orais;
  • Periodontologia – tratamento de doenças nas gengivas;
  • Prostodontia - reabilitação ou manutenção da função através da utilização de facetas, coroas e/ou próteses dentárias.
Em primeiro lugar é importante salientar que um seguro dentário não inclui sempre a cobertura de implantes. Assim, o primeiro passo para comparar as soluções de seguros dentários para implantes passa por identificar quais são efetivamente as seguradoras e produtos específicos que incluem este tipo de tratamentos no seguro de saúde dental.

O segundo passo será fazer os cálculos aos custos associados às diferentes ofertas, sendo que ao valor do prémio do seguro dentário para implantes deverão ser adicionados também os montantes relativos aos copagamentos a cargo da pessoa segura.
Num seguro de dentes, as condições gerais referem-se ao conjunto de cláusulas que definem e regulamentam as obrigações genéricas e comuns inerentes à apólice, enquanto as condições especiais são cláusulas que, completando ou especificando as condições gerais, são de aplicação generalizada a determinadas coberturas, quando tenham sido contratadas. Por sua vez, as condições particulares do seguro de estomatologia são elementos específicos de cada contrato de seguro, os quais surgem expressos num documento individual.
Nos seguros dentários, o valor que fica a cargo do consumidor por cada ato na rede convencionada da seguradora é designado de copagamento.

Já a comparticipação por financiamento, por sua vez, designa o custo suportado pela seguradora no contexto da prestação de cuidados convencionados, o qual é pago diretamente ao prestador.
À semelhança do caso dos implantes, na hora de procurar o melhor seguro dentário para aparelho é necessário ter em conta que nem sempre essa cobertura está incluída em todos os produtos das diferentes seguradoras. Como tal, dever-se-á analisar detalhadamente as condições gerais e particulares das várias apólices de forma a garantir a escolha daquela solução que efetivamente permita o acesso aos melhores preços convencionados e que inclua a totalidade dos cuidados de que se vai necessitar ao nível da colocação do aparelho dentário.

Também aqui é essencial atender ao prémio anual e respetivos copagamentos no momento de se calcular quais os custos inerentes aos diferentes produtos existentes no mercado.
No que toca a escolher o melhor seguro dentário, é importante perceber que há várias ofertas no mercado. Algumas seguradoras oferecem este tipo de seguro de saúde como um serviço independente que qualquer pessoa interessada pode contratar. Entre as companhias de seguros que têm seguro dentário estão:


customerpromise.alt

Consiga as melhores condições no Seguro de Saúde

Para além de agregarmos e compararmos todas as ofertas existentes no mercado português, apresentamos também as características e vantagens de cada produto.
Desta forma, garantimos que os nossos utilizadores conseguem tomar uma decisão informada, beneficiando das melhores condições para o seu perfil e necessidades
Facilitamos todo o processo de análise e comparação do mercado ao permitir o acesso, de forma intuitiva e em menos de 1 minuto, a todos os custos e condições contratuais de cada solução.