Quando foi a última vez que usufruiu das milhas ou pontos que acumulou com o cartão de crédito? Nunca? Não se preocupe, não é o único. Num estudo recente realizado pela Universidade de Princeton para o site Bankrate, 38% dos utilizadores de cartão de crédito nos EUA nunca resgataram as suas recompensas. Mas o ComparaJá.pt vai ajudá-lo a não se tornar parte desta estatística.
Como é que os bancos ganham dinheiro se eu não usar as recompensas?
As empresas emissoras de cartão de crédito ganham dinheiro de várias formas com os seus clientes.
Em primeiro lugar, quando mantemos dívida no cartão de crédito e ela passa a estar sujeita a juros.
Depois, em cada transação que fazemos, existe uma comissão que é paga pelo comerciante às várias entidades envolvidas na mesma.
Na Redunicre por exemplo, as comissões vão de 1,45% até 4,65% em compras com cartão de crédito, uma margem considerável para o operador.
Por último, cada vez que usamos pontos, milhas ou outro tipo de recompensas, isso tem um custo para a empresa, mas mesmo usando todas as vantagens do cartão ainda sobra alguma margem para a entidade. No entanto, ao não usarmos estas vantagens, a margem que se obtém do nosso uso do cartão de crédito é superior.
Mas afinal, para que servem os pontos e milhas?
Os cartões de crédito trazem sempre consigo algumas vantagens, sendo que as três que estão mais representadas no mercado são o cashback, os pontos e as milhas.
As entidades oferecem estas recompensas para que o cliente se sinta motivado a utilizar o cartão de crédito, mesmo que seja sem recorrer ao pagamento com juros.
No entanto, seja por falta de interesse ou por mero esquecimento, as pessoas acabam por nunca usufruir dos pontos ou milhas que acumulam no cartão, que na grande maioria dos casos têm um prazo de validade e serão perdidos para sempre.
Os pontos podem ser usados para várias coisas diferentes, desde obter descontos em artigos a acumular milhas aéreas para mais tarde usar ou até mesmo “desbloquear” depósitos a prazo com taxas de juro mais interessantes (como no caso do ActivoBank por exemplo).
Para além disso, o seu cartão poderá ou não ter uma comissão anual, e ao não aproveitar as milhas, pontos e descontos a que tem direito está efetivamente a perder dinheiro.
Verifique junto do seu banco ou entidade financeira se tem disponível online um catálogo de artigos ou descontos disponíveis através do uso dos pontos.
No caso das milhas, existe também um preçário de quantas milhas precisa para reservar um voo e quais as condições associadas ao seu uso, que também terá que ser disponibilizado pela entidade, seja online ou no balcão.
Se não conseguir encontrar o catálogo, entre em contacto diretamente com a entidade em causa e peça acesso a esse catálogo para saber que recompensas tem disponíveis e quantos pontos vai precisar para as obter.
Alguns bancos aceitam inclusive que use apenas parte dos pontos (se não tiver a totalidade, ou estiver a guardá-los para outra coisa) e pague a diferença dos pontos que faltam.
Ainda relativamente a pontos, o programa de pontos Activo+ do ActivoBank apresenta algumas ofertas especialmente interessantes para os clientes do banco.
Em especial, pode salientar-se a oferta do depósito Flex Activo, que requer 3 mil pontos e oferece uma TANB de 0,90%, bastante acima da média de mercado.
Como saber quantas milhas ou pontos tenho?
Em primeiro lugar, deve perceber qual é exatamente o cartão (ou cartões) de crédito que tem, e quantas milhas ou pontos se encontram acumulados em cada um (se for essa a modalidade de recompensa).
Tenha em atenção que mesmo que tenha vários cartões da mesma entidade, estes podem estar associados a “contas pontos” diferentes.
Se for cliente do programa Top Miles do Novo Banco, verificar as milhas é fácil: no seu extrato mensal tem acesso ao número de milhas acumuladas, mas poderá também ter acesso a esta informação num balcão ou ligando para linha de apoio ao cartão.
Relativamente ao Programa Tap Victoria (o 2º melhor do mundo em 2015), diretamente no site da TAP é possível aceder ao saldo de milhas da conta.
Já no caso do Millennium bcp e do ActivoBank, os seus pontos ficam “guardados” na conta bónus, e se tiver vários cartões pode inclusive pedir para combinar os pontos de várias contas numa só.
Recomendamos que mantenha todos os pontos num só cartão/conta, uma vez que se torna mais fácil geri-los e ver quais irão expirar mais rápido.
Como posso resgatar os pontos ou milhas?
Para resgatar os pontos, depois de ter selecionado a oferta de que quer usufruir, terá que entrar em contacto com o emissor do cartão ou com a entidade associada, dependendo dos casos.
Por exemplo, se o seu cartão for o BP Power Plus, resgatar os seus pontos é simples e não precisa de se dirigir a um posto de abastecimento BP, poderá resgatar os pontos através dos parceiros ou da aplicação móvel ou ainda através do site ou do call center.
Existem sempre várias formas de resgatar milhas e pontos, mas o mais fácil é entrar diretamente em contacto com a entidade emissora do cartão ou que gere o programa e verificar, junto dos mesmos, a forma mais cómoda para si de o fazer.
Concluindo, não deixe de aproveitar as vantagens de que dispõe através do seu cartão de crédito – está a perder dinheiro sem necessidade.
Mas se os benefícios que tem atualmente não têm grande interesse para si, provavelmente tem o cartão de crédito errado e está na altura de mudar: