Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

Seguro Multirriscos Habitação: encontre aqui a proteção mais completa para a sua casa

Receber Propostas

Seguro Multirriscos Habitação

O seguro multirriscos é um produto que procura proteger a casa de vários incidentes. Isto porque, por lei, é obrigatório apenas o seguro de incêndio, não sendo este seguro casa mais completo obrigatório. Contudo, é preciso ter em conta que, aquando do pedido de crédito habitação, pode haver bancos que se recusem a conceder financiamento se o cliente não tiver subscrito um seguro multirriscos.

Este tipo de seguro não protege apenas a sua casa, mas igualmente o seu recheio, ou seja, as possessões que lá tem. Para além do mais, esta solução pode garantir estas coberturas, tanto nas frações autónomas (ou seja, nos espaços respeitantes a cada indivíduo) como nos espaços comuns. No último caso, terá que ser o condomínio a contratar o seguro, depois de acordado com todas as partes.

No caso do seguro recheio habitação, é importante ter em consideração que, caso queira ter seguros itens que estão dentro de casa, terá que fazer uma lista onde discrimina os bens que pretende proteger. Aqui pode incluir desde mobília, a jóias, passando por electrodomésticos ou peças de vestuário.

Por fim, tenha em atenção que existem dois conceitos que deve ter em conta: a franquia e o capital seguro. O primeiro é a parte da cobertura que, obrigatoriamente, terá que ser paga por si. Ou seja, no caso deste seguro casa, imaginando que a cobertura para danos no recheio tem uma franquia de 200 euros, significa que terá que pagar obrigatoriamente este montante em qualquer dano que aconteça. Se o dano for de 500 euros, o segurado paga 200 e a seguradora os restantes 300 euros.

No caso do capital seguro, este deve ser igual ao valor de reconstrução da casa, ou seja, o encargo a assumir caso a casa fosse completamente destruída e tivesse que ser reconstruída inteiramente. Caso isto não aconteça, entramos na chamada “regra proporcional” em que a seguradora só cobre a parte correspondente ao capital seguro que lhe diz respeito. Ou seja, se o imóvel tiver um valor de reconstrução de 150.000 euros e se o capital seguro for apenas de 120.000 euros (80%), então daí em diante a seguradora cobre apenas 80% dos custos de reparação que possam advir do imóvel.
Quanto às coberturas abrangidas por este tipo de seguro casa, como em qualquer outro produto deste género pode variar de acordo com o que se pretende gastar e o nível de proteção que se pretende ter. Entre outras, este seguro pode dar acesso às seguintes proteções:
  • Reparação de danos no edifício, na própria casa ou em áreas comuns, dada a ocorrência de vários sinistros como incêndios, inundações ou tempestades;
  • Como seguro recheio habitação, garante reparação dos bens móveis da casa;
  • Indemnização caso aconteçam roubos ou furtos;
  • Garantia de cobertura de responsabilidade civil para o segurado e familiares (caso seja necessário proceder à indemnização de terceiros);
  • Cobertura em caso de morte da pessoa segurada, decorrente de incêndio, explosão, queda de raio ou roubo da habitação.
Apesar de haver todo um leque de coberturas pré-determinadas neste seguro, é sempre possível adicionar coberturas complementares. O prémio do seguro multirriscos, ou seja o valor a pagar, é depois determinado consoante a abrangência das coberturas.
Antes de adquirir um seguro multirriscos habitação, há sempre uma série de questões que deve esclarecer com a seguradora pela qual optou. Não se esqueça de inquirir acerca de quais riscos estão ou não estão cobertos, pergunte pelas coberturas optativas e tire todas as suas dúvidas sobre as franquias e o impacto que estas podem ter no prémio do seguro. Veja também se não faz sentido colocar, na sua casa, uma proteção extra que possa eventualmente diminuir o risco e o preço do seguro (como um alarme contra incêndios ou roubos). Por fim, pergunte sempre à instituição onde vai contratar este seguro casa quais são os critérios usados na atribuição das indemnizações.
Não. Neste seguro multirriscos, é o tomador do seguro que deve tomar a iniciativa de atualizar esta rubrica não podendo a seguradora, de livre vontade, fazê-lo. No que toca ao seguro relativo ao recheio da casa, é necessário que o tomador do seguro atualize periodicamente o valor que é atribuído a cada um dos bens que quer ver protegidos.

Por outro lado, é possível ao tomador do seguro proceder à atualização automática do capital seguro, regendo-se por isso por duas convenções: a atualização convencionada onde o capital deste seguro multirriscos 2020 é atualizado anualmente tendo por base uma percentagem acordada com o segurador ou a atualização indexada que passa por atualizar o capital com base nos índices de IE (edifícios), IRH (recheio) ou IRHE (recheio e edifício), obtidos junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.
Aquando da ocorrência de um sinistro, há obrigações de cada parte para o pleno cumprimento contratual deste tipo de proteções para habitações. Logo, da parte do segurado, existem as obrigações de:

  • Proceder por escrito, à seguradora, num curto espaço de tempo à comunicação do incidente (nunca deve ser mais de oito dias depois de saber da ocorrência ou deste ter tido lugar);
  • Fazer o possível para conservar o máximo dos salvados possível, tentando minimizar o impacto do sinistro;
  • Não prejudicar o direito da seguradora receber, por parte do responsável pelos danos, as indemnizações relativas aos mesmos;
  • Proceder ao cumprimento de todas as normas legais e contratuais que pressuponham regras de segurança.
Tenha em atenção que o incuprimento destas alíneas pode levar a mudanças na cobertura ou valor a pagar de indemnização. Por outro lado, a seguradora também tem certas obrigatoriedades para com os seus clientes. Entre estas estão:

  • Investigar o incidente de forma diligente ;
  • Proceder à avaliação dos danos;
  • Fazer o pagamento devido das indemnizações;
Em relação ao pagamento devido em caso de indemnização, é preciso notar que se não pagar em 30 dias poderá ter que pagar juros em cima desse montante.
Neste seguro casa em particular, a preferência vai sempre pela reparação direta dos bens que ficaram destruídos ou que foram danificados. Caso tal seja impossível, a seguradora deve pagar em dinheiro o montante pedido. Todavia, o segurado deve sempre procurar colaborar em caso de possibilidade de reparação, substituição ou reconstituição dos bens que foram alvo do sinistro.
Há um rol de coberturas que poderia julgar estarem presentes no seguro multirriscos mas que, na verdade, não estão contemplados neste tipo de seguros. Entre estas situações encontram-se, por exemplo, estragos causados por curto-circuito. A seguradora normalmente não paga este tipo de sinistro e, para o conseguir, teria que contratar cobertura de riscos elétricos.

Também os danos ocorridos por infiltrações lentas estão excluídos. Sendo uma ocorrência comum em muitas casas, apesar de o seguro pressupor a cobertura de danos por água, estas em específico não estão contempladas. O mesmo acontece se tiver deixado uma torneira aberta e se tiverem ocorridos danos daí advindos. O seguro não inclui a cobertura.

Em caso de furto ou roubo, se estas acontecerem durante obras no prédio quando os acessos aos apartamentos estão mais vulneráveis, também não existe o direito a indemnização no seguro multirriscos habitação. Também em caso de tempestades, é preciso haver danos estruturais para haver lugar a pagamento dos prejuízos. Neste seguro casa, a maioria das instituições exige ventos na ordem dos 90 a 100 km/h.

Algo semelhante se passa no caso de estragos advindos do mar. Se morar perto da costa e se tiver a sua habitação danificada pela acção marítima, a intensidade da pluviosidade deve atingir um mínimo de 10 milímetros em 10 minutos. E precisa ainda de um comprovativo do IPMA. No que toca a sismos, se o prédio tiver danos que levem ao comprometimento da estrutura, a seguradora pode ter justificação para não pagar o devido.
Há diversas seguradoras que oferecem este tipo de produto. O seguro multirriscos é bastante comum e existe um leque de instituições a tê-lo, sendo que entre estas se encontram:

Ao comparar este seguro casa numa plataforma online poderá conseguir uma série de vantagens. Por exemplo, conseguirá poupanças em dois campos: tempo e dinheiro. Ao fazer a simulação seguros multirriscos habitação no ComparaJá.pt poderá encontrar, sem ter que ir de agência em agência, o melhor produto para si.

Fazendo a simulação do Seguro Multirriscos Habitação pode contrastar várias ofertas e perceber assim qual é a que lhe dá maiores garantias em termos de coberturas e, dessas, quais as que são mais económicas e nas quais pagará uma mensalidade menor. Dispomos de uma equipa que o ajudará a encontrar a melhor companhia de seguros e a conseguir obter a melhor oferta.