O seguro multirriscos é um produto que procura proteger a casa de vários incidentes. Isto porque, por lei, é obrigatório apenas o seguro de incêndio, não sendo este seguro casa mais completo obrigatório. Contudo, é preciso ter em conta que, aquando do pedido de
crédito habitação, pode haver bancos que se recusem a conceder financiamento se o cliente não tiver subscrito um seguro multirriscos.
Este tipo de seguro não protege apenas a sua casa, mas igualmente o seu recheio, ou seja, as possessões que lá tem. Para além do mais, esta solução pode garantir estas coberturas, tanto nas frações autónomas (ou seja, nos espaços respeitantes a cada indivíduo) como nos espaços comuns. No último caso, terá que ser o condomínio a contratar o seguro, depois de acordado com todas as partes.
No caso do seguro recheio habitação, é importante ter em consideração que, caso queira ter seguros itens que estão dentro de casa, terá que fazer uma lista onde discrimina os bens que pretende proteger. Aqui pode incluir desde mobília, a jóias, passando por electrodomésticos ou peças de vestuário.
Por fim, tenha em atenção que existem dois conceitos que deve ter em conta: a franquia e o capital seguro. O primeiro é a parte da cobertura que, obrigatoriamente, terá que ser paga por si. Ou seja, no caso deste seguro casa, imaginando que a cobertura para danos no recheio tem uma franquia de 200 euros, significa que terá que pagar obrigatoriamente este montante em qualquer dano que aconteça. Se o dano for de 500 euros, o segurado paga 200 e a seguradora os restantes 300 euros.
No caso do capital seguro, este deve ser igual ao valor de reconstrução da casa, ou seja, o encargo a assumir caso a casa fosse completamente destruída e tivesse que ser reconstruída inteiramente. Caso isto não aconteça, entramos na chamada “regra proporcional” em que a seguradora só cobre a parte correspondente ao capital seguro que lhe diz respeito. Ou seja, se o imóvel tiver um valor de reconstrução de 150.000 euros e se o capital seguro for apenas de 120.000 euros (80%), então daí em diante a seguradora cobre apenas 80% dos custos de reparação que possam advir do imóvel.