Eletricidade: qual a comercializadora mais barata?

André Pedro Especialista: André Pedro
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

O mercado energético português está em constante evolução, e a pergunta que ecoa em muitas mentes é: "Qual é a comercializadora mais barata do mercado?"

O mercado energético português está em constante evolução, e a pergunta que ecoa em muitas mentes é: “Qual é a comercializadora mais barata do mercado?”
Num recente panorama dinâmico, algumas comercializadoras emergentes estão a desafiar o cenário monopolista da eletricidade que conhecíamos, oferecendo tarifas competitivas e ampliando as opções aos consumidores. Queres descobrir qual a comercializadora mais barata? Lê este artigo e descobre a melhor opção para ti.

Não percas:

A maior comercializadora de eletricidade continua a perder terreno

Com base nos dados mais recentes da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a EDP Comercial ainda mantém a liderança. Mas os sinais apontam para uma mudança, com uma queda de 4,8% no número de clientes em relação ao ano passado. Este cenário em transformação é um terreno fértil para a concorrência, e os consumidores estão a colher os benefícios.

Destaca-se a ascensão de comercializadoras que criam um ambiente onde o consumidor tem mais opções, e pode mudar de comercializadora, procurando melhor serviço e melhores preços. Essa diversificação é uma notícia bem-vinda para aqueles que procuram mais controlo sobre as suas despesas de energia. Se a tua fatura de energia é elevada, simula connosco e acede às melhores propostas.

Qual é o resultado para o mercado da eletricidade?

Há comercializadoras a praticar preços muito mais competitivos, que estão a agitar o mercado energético em Portugal. Esta situação é visivelmente benéfica para o consumidor. O cliente de eletricidade dispõe hoje de mais opções, quer em relação ao número de fornecedores, quer ao nível da variação de preços, o que lhe permite poupar.

Aprofunda:

Comercializadoras mais pequenas surgem e surpreendem

A Endesa, atualmente a segunda maior comercializadora de eletricidade em Portugal, assegura 11% do mercado em termos de clientes e 12,1% em consumo. Além disso, esta empresa viu um ganho líquido de aproximadamente 0,9% na sua carteira, mostrando que os consumidores estão dispostos a explorar alternativas. Outras jogadoras como a Repsol, uma gigante espanhola que ingressou no mercado energético português há cerca de um ano, e a Eni Plenitude estão a entrar no mercado da eletricidade com ofertas muito competitivas.

Qual a comercializadora mais barata do momento?

A Repsol pretende bons resultados no futuro. Com a ambição de alcançar dois milhões de clientes na Península Ibérica até 2025, esta empresa desafia as convenções ao oferecer o Plano Leve Mais a preços altamente competitivos, como evidenciado pela tarifa de eletricidade de 0,135333 €/kWh na tarifa simples, com desconto de 3%.

Vê agora:

A italiana Eni Plenitude, por sua vez, apresenta uma tarifa de eletricidade de 0,116744 €/kWh com uma taxa fixa de desconto de 15%, claramente visando conquistar clientes da concorrência. Essa competição entre os novos participantes está a levar a uma queda nos preços, oferecendo aos consumidores a oportunidade de encontrar tarifas mais vantajosas.

Apesar de a EDP Comercial ter anunciado recentemente uma redução de 15% na fatura de energia para o início de 2024, continua a ser a comercializadora com os preços mais elevados, especialmente quando comparada às recém-chegadas mais agressivas em termos de preços, como Repsol e Eni Plenitude.

Como poupar na fatura da eletricidade?

Este cenário competitivo é muito benéfico para os consumidores, visto que oferece uma gama de opções e a oportunidade de poupar nas contas de eletricidade ao escolher a comercializadora mais barata. Embora muitos consumidores ainda permaneçam com o seu fornecedor tradicional por uma questão de conveniência, cada vez mais sabem que têm opções. Neste sentido, os números indicam uma mudança de mentalidade, com o mercado a tornar-se mais atrativo e competitivo para o consumidor consciente.

Sabe ainda:

É essencial lembrar que os preços da energia não são fixos e podem variar ao longo do ano. Além disso, as comercializadoras têm a flexibilidade de ajustar as suas tarifas regularmente. É muito importante que realize comparações regulares entre as ofertas disponíveis, para garantir que está a aproveitar as melhores condições para as suas necessidades e orçamento.

Encontre a comercializadora mais barata do momento

O simulador gratuito do ComparaJá auxilia os consumidores a navegarem pelas oportunidades e encontrarem a tarifa mais barata de eletricidade do mercado. Com a nossa plataforma especializada, é possível comparar as ofertas das principais comercializadoras, garantindo que tenha acesso às informações mais recentes e às tarifas mais competitivas.

Lembra-te, a chave para maximizar a poupança está na comparação regular e na escolha informada. O mercado energético está a mudar bastante agora, e a tua fatura de energia pode ser a próxima a beneficiar desta nova tendência.


André Pedro
André Pedro
Especialista Crédito Pessoal