Pensões com novos valores já esta semana: sabe o que muda

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

As pensões de agosto trazem boas notícias para os reformados: vão ser pagas com as novas tabelas de retenção na fonte do IRS, o que significa mais dinheiro no fim do mês. Neste artigo explicamos o que muda, quando cai o pagamento, e o que esperar em setembro.

Trocos D'Hoje Lifestyle Poupança 03

As pensões da Segurança Social são pagas a 8 de agosto, sexta-feira, com uma novidade importante: já incluem os novos valores de retenção na fonte do IRS.

A Caixa Geral de Aposentações (CGA) também vai processar as suas pensões de acordo com estas novas tabelas, embora o pagamento habitual seja a 19 de agosto.

Estas alterações significam que o valor líquido das pensões será superior, dado que as taxas de retenção foram revistas em baixa para compensar os meses anteriores.

O que muda concretamente?

De acordo com o Instituto da Segurança Social (ISS):

  • Em agosto e setembro, a retenção na fonte é mais baixa para corrigir os valores retidos em excesso durante os primeiros sete meses do ano.

  • Em outubro, entram em vigor as tabelas normais que se mantêm até ao final do ano.

  • A partir de setembro, poderás pedir para aplicar uma taxa de retenção superior à do teu escalão, se preferires.

Setembro traz um suplemento extraordinário

Outra novidade importante: em setembro, os pensionistas com rendimentos mensais até 1.567,5 euros brutos vão receber um suplemento extraordinário, com valores de:

  • 100 euros,

  • 150 euros, ou

  • 200 euros,

consoante o valor da pensão.

Este suplemento:

Com estas mudanças, o mês de agosto trará um alívio financeiro para muitos pensionistas, e setembro promete ainda mais reforço no rendimento. Mantém-te atento à tua conta e verifica os teus recibos para confirmares os novos valores.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Editorial Lead