Meio ano após terem entrado em vigor as novas regras da ANACOM para os contratos de telecomunicações, analisámos o mercado e concluímos que o custo anual para um consumidor que opte por um período de fidelização mais reduzido, opção que as operadoras ficaram então obrigadas a disponibilizar, pode ser mais do dobro face à opção com 24 meses de fidelização.
Desde agosto de 2016 que as regras para os contratos de telecomunicações mudaram relativamente aos períodos de fidelização dos designados pacotes triple-play, mas será que é mesmo mais benéfico para os consumidores assinarem um contrato sem fidelização?
Ao analisar a oferta das diferentes operadoras, comprova-se que as condições das operadoras para contratos com fidelização inferior a 24 meses são mais desfavoráveis, sobretudo no momento da instalação. Para além disso, nem sempre compensa financeiramente para os consumidores rescindirem o seu contrato de telecomunicações, havendo maior poupança com a manutenção do serviço.
Custo anual das ofertas sem fidelização duplica face à permanência por 2 anos
Na comparação entre as diferentes ofertas das operadoras, o ComparaJá.pt analisou as condições oferecidas para as adesões online aos pacotes básicos triple-play – telefone fixo com chamadas internacionais incluídas – da MEO (Fibra Total 100), NOS (Fibra NOS 3), Vodafone (Fibra TV/Net/Voz) e NOWO (Pacote 140 canais).
Optar por uma fidelização de 6 ou 12 meses significa acréscimo de custos, tendo os consumidores de estar dispostos a pagar mais de 50% se preferirem contratualizar um serviço sem fidelização.
Em relação a preços praticados, é a Vodafone que apresenta os valores mais baixos em termos de mensalidade, seguida de perto pela NOWO, operadora que se destaca pelo valor de instalação mais reduzido. No entanto, a antiga Cabovisão “perde” em relação aos outros players no que toca à cobertura geográfica e à oferta de serviços, aspetos mais diversificados na NOS, MEO e Vodafone.
Fidelização | MEO Fibra Total 100 |
NOS Fibra NOS 3 (ÍRIS) |
Vodafone Fibra TV/Net/Voz |
NOWO Pacote 140 canais |
|
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24 meses | Mensalidade | 44,99€ | 44,99€ | 34,40€ | Não disponibilizado(1) |
Instalação + ativação | Gratuita | Gratuita | Gratuita | ||
Total 1º ano | 539,88€ | 515,88€ | 412,8€ | ||
12 meses | Mensalidade | 54,99€ | 54,99€ | 39,40€ | 34,99€€ |
Instalação + ativação | 175€ | 170€ | 150€ | Gratuita | |
Total 1º ano | 834,88€ | 829,88€ | 622,8€ | 419,88€ | |
6 meses | Mensalidade | 54,99€ | 54,99€ | 49,40€ | 34,99€ |
Instalação + ativação | 262,5€ | 255€ | 150€ | 90€ | |
Total 1º ano | 922,38€ | 914,88€ | 742,8€ | 509,88€ | |
Sem fidelização | Mensalidade | 54,99€ | 54,99€ | 54,40€ | 34,99€ |
Instalação + ativação | 350€ | 350€ | 270€ | 150€ | |
Total 1º ano | 1.009,88€ | 1.009,88€ | 922,8€ | 569,88€ |
- (1) A operadora não disponibiliza a opção de fidelização a 24 meses.
* A operadora não disponibiliza opção de fidelização a 24 meses
Como se pode constatar, o total pago no primeiro ano pelo consumidor, atendendo aos custos com instalação e ativação e à mensalidade mais elevada, pode ser à volta do dobro se preferir assinar um contrato sem fidelização face a um contrato que o ligasse à operadora durante dois anos.
Além das diferenças na mensalidade, estão também em causa algumas ofertas promocionais extra apresentadas pelas operadoras, como a bonificação de algumas mensalidades para contratos de fidelização a 24 meses (mediante adesão à fatura eletrónica e débito direto), assim como o peso do valor da instalação dependendo do período do contrato de fidelização.
O preço é apenas um fator: qual o pacote ideal para si?
Escolher entre contratos com e sem fidelização pode ainda acarretar diferenças nos serviços que chegam a casa a casa das famílias. Para os pacotes triple-play mais básicos das diferentes operadores analisados, é a NOS que tem a oferta de canais mais variada, disponibilizando 166 diferentes, seguindo-se pela MEO com 150, a Vodafone com 145 e a NOWO com 140.
MEO Fibra Total 100 |
NOS Fibra NOS 3 (ÍRIS) |
Vodafone Fibra TV/Net/Voz |
NOWO Pacote 140 canais |
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Internet (download/upload) | 100/100 Mbps | 100/8 Mbps | 100/100 Mbps | 100/10 Mbps |
Televisão | 150 canais | 166 canais | 145 canais | 140 canais |
Telefone | Redes fixas nacionais e 1000 minutos em chamadas internacionais para 50 destinos | Ilimitado para chamadas nacionais e 50 destinos internacionais | 3000 minutos para chamadas nacionais e 1000 minutos para redes fixas internacionais de 31 países | 9000 minutos chamadas nacionais e 1000 minutos para 50 destinos da rede fixa internacional |
No entanto, relativamente à internet de banda larga, é também a NOS que disponibiliza a velocidade de upload mais baixa entre as quatro operadoras (8Mbps), sendo a MEO e a Vodafone as que comercializam 100 Mbps de download e upload.
Operadoras obrigadas a disponibilizar ofertas sem período de fidelização
A legislação referente às comunicações eletrónicas, em vigor desde 2004, foi alterada a 17 de junho do ano passado, passando agora as operadoras de telecomunicações a incluir na sua oferta a todos os consumidores a possibilidade de celebrarem contratos sem qualquer tipo de fidelização, bem como contratos com 6 e 12 meses de período de fidelização.
Ainda assim, a Lei das Comunicações Eletrónicas não extingue a possibilidade de as empresas manterem contratos de dois anos, bem como de esses períodos serem renovados. No entanto, para que tal aconteça, as operadoras têm de assegurar vantagens para os clientes, isto é, no caso de existir fidelização, a relação entre custo e benefício das diferentes ofertas comerciais, permitindo a comparação dessa mesma oferta face aos diferentes períodos de fidelização.
Consulte a informação atualizada dos preços das operadoras: