Consoante o tipo de seguro automóvel que vai contratar, os prémios (ou seja, os preços desses serviços) serão também eles diferentes. Uma vez que o seguro responsabilidade civil é de caráter obrigatório para os condutores de automóveis e motociclos, terá sempre de ponderar pelo serviço que vai contratar quando adquire uma viatura. Caso contrário, poderá estar sujeito a levar multas pela ausência desse documento.
Para escolher o melhor seguro responsabilidade civil deverá, em primeiro lugar, verificar quais são as
seguradoras a operar em Portugal e quais os prémios que oferecem pelo serviço. É importante realçar que, quanto maior cobertura tiver o seguro responsabilidade civil que escolher, maior será o prémio a pagar à seguradora.
De seguida, é importante também avaliar o valor da franquia, que consiste no montante a pagar pelo segurado em caso de haver um sinistro. Por exemplo, para um seguro com uma determinada cobertura, o condutor terá de pagar um valor mínimo de 150 euros por um dano (abrangido por essa cobertura). Se os danos forem de 300 euros, a seguradora responsabiliza-se apenas por 150 euros, sendo que o remanescente fica a cargo do segurado.
No caso do seguro responsabilidade civil, a seguradora indemnizará os terceiros lesados pelos danos sofridos na sua totalidade, sendo que posteriormente o segurado terá de reembolsar o valor da franquia.
Ademais, deve ainda atentar às exclusões que dizem respeito aos danos, eventos ou acontecimentos que não estão abrangidos no contrato do seguro responsabilidade civil. Esta informação pode ser consultada nas condições gerais e especiais da apólice.
Tendo em conta estes três aspetos – prémios, franquias e exclusões – poderá agora fazer uma análise das ofertas das seguradoras e escolher qual é o seguro que mais se adequa às necessidades do seu automóvel.
Não obstante, e uma vez que cada seguradora tem a liberdade de fixar os seus preços, existe um conjunto de fatores que podem influenciar o custo do prémio:
- Idade do veículo;
- Idade do condutor;
- Anos em que o proprietário tem carta de condução.
Ademais, o tomador do seguro deverá solicitar à seguradora a tabela de penalização (em caso de ocorrência de sinistros) e bonificação do prémio (em resultado da ausência de acidentes). Além disso, deverá ainda ter em conta quais são os países onde as coberturas obrigatórias e facultativas são válidas, para que não fique desprevenido em caso de ter um sinistro no estrangeiro.