INFOGRÁFICO | Deve comprar ou alugar a primeira casa?

|Posted by | Crédito à Habitação, Multimédia, Todos os Artigos
Tags: , , , , , ,
Neste útil infográfico, discriminámos nove elementos chave que podem ditar se deve comprar ou alugar a sua primeira casa.

A certa altura da vida, é natural que considere sair debaixo das asas dos pais para ter a sua própria casa.

Pode estar a planear deslocar-se para a cidade onde vai começar a sua carreira, construir uma família numa zona mais tranquila ou simplesmente ter um sítio para viver que pode personalizar como bem quiser. Quaisquer que sejam as razões, este acontecimento é crucial para afirmar a sua independência como membro de pleno direito da sociedade.

Comprar ou alugar a primeira casa?

A decisão de ter casa própria não deve ser tratada de ânimo leve. O que não falta no mercado imobiliário são propriedades de ótima qualidade nas quais se consegue imaginar a viver, seja uma moradia acolhedora numa comunidade calma ou um apartamento num condomínio privado no coração da cidade. Enquanto pode ser tentado a agarrar a melhor (ou mais acessível) oferta de propriedade, mergulhar numa aventura destas antes de estar totalmente preparado pode ter consequências desastrosas.

Vai comprar casa? Veja aqui os três erros a não cometer.

Com isto em mente, escolher entre comprar ou alugar a primeira casa pode fazer uma grande diferença no que toca ao futuro financeiro. Cada opção vem com um compromisso próprio: comprar implica um maior investimento inicial, mas garante uma certa liberdade em aspetos como a aparência e interiores da casa. Por outro lado, alugar requer que ceda o controlo da propriedade a outrem (geralmente um senhorio), mas poupa mais dinheiro a curto prazo.

Saiba aqui como financiar a casa dos seus sonhos.

A opção certa depende de um variado leque de fatores. No entanto, aquilo que procura numa habitação e qual a sua estabilidade financeira atual são, provavelmente, os pontos mais críticos. Neste útil infográfico discriminámos nove elementos chave que podem ditar o seu próximo passo antes de se mudar para a nova casa.

Comprar ou alugar

Frederico Moura Martins

Sobre Frederico Moura Martins

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Frederico iniciou o seu percurso profissional em jornalismo e, posteriormente, em produção de conteúdos digitais. Procura aplicar a sua paixão por contar histórias na desmistificação da complexidade dos produtos e serviços financeiros para ajudar os portugueses a poupar e a tomar decisões informadas e conscientes nos diferentes âmbitos das suas Finanças Pessoais.

Comentários