INFOGRÁFICO | Como conseguir ter um bom fundo de emergência?

|Posted by | Multimédia, Todos os Artigos
Tags: , , , ,

Fundo de emergência

Um fundo de emergência não é nada mais, nada menos, do que um valor que tem disponível à parte da sua conta à ordem e que lhe permite fazer face a despesas imprevistas, como é o caso de uma cirurgia médica ou até mesmo em situação de desemprego involuntário.

O fundo de emergência permite-lhe ter uma folga orçamental no caso de ocorrer algum imprevisto que lhe irá desequilibrar o seu orçamento mensal. Aproveite a entrada neste novo ano para se precaver e evitar que despesas maiores lhe arruinem a carteira subitamente.

Qual a importância de um fundo de emergência?

O fundo de emergência é muito importante para que qualquer família possa evitar desequilíbrios financeiros devido a despesas imprevistas e de elevado montante. Este deve ser visto não como um investimento, mas sim como um seguro pessoal.

Deste modo, deverá considerar dois pilares essenciais para o seu fundo de emergência: deve poupar mensalmente para o aumentar e só deve mexer nesse dinheiro quando se tratar efetivamente de uma urgência.

Por exemplo, se sabe que precisa de um carro para substituir o atual poderá recorrer a um crédito automóvel ou, se necessitar de realizar remodelações em casa, procure um crédito especializado para obras. Para outras despesas de valor mais reduzido, utilize o plafond do seu cartão de crédito.

No entanto, para começar um fundo de emergência deverá ter em consideração as suas finanças pessoais. Quanto maior for a dívida que tem, mais difícil será começar este projeto financeiro. Caso pague, por exemplo, prestações mensais do crédito à habitação e do empréstimo pessoal que necessitou para o casamento, talvez seja vantajoso renegociar um dos créditos, transferir o crédito à habitação ou até mesmo consolidar ambos num só.

A consolidação permite não só ter um prazo mais alargado de pagamento como, por consequência, consegue pagar apenas uma prestação mensal e de valor inferior à totalidade das prestações anteriores.

Descubra então, através deste infográfico, como consegue constituir um fundo de emergência de forma simples e sem afetar as suas finanças pessoais. No futuro, caso algum imprevisto aconteça, verá que o esforço não terá sido em vão.

Fundo de emergência

Rute Claro

Sobre Rute Claro

Formada em Gestão de Marketing, a Rute especializou-se em Comunicação, Marketing e Publicidade. Através do gosto que tem pela escrita, pretende demonstrar aos portugueses que os produtos e serviços financeiros não são um bicho de sete cabeças e que é, de facto, possível poupar.