Este tipo de crédito permite ao cliente aceder a financiamento para vários fins.
Há também uma série de termos que deve perceber e dominar de forma a fazer uma decisão informada acerca do melhor produto a contratar.
Finalidade
Havendo vários tipos de crédito pessoal, a finalidade dos mesmos também varia. Normalmente há ofertas específicas de financiamento, dependendo do fim a que quer dirigir o pedido de empréstimo. Entre as finalidades mais requisitadas deste tipo de crédito encontram-se:
férias,
obras e mobiliário, automóveis usados,
formação, financiamento de
pequenos negócios, pagamento de cirurgias e outras intervenções médicas, etc. No entanto, também existe a possibilidade de solicitar um crédito ao consumo sem ter que comprovar o destino do mesmo, sendo este chamado de crédito
sem finalidade.
Montante máximo e prazo
Ao optar pelo financiamento via crédito pessoal, tenha em atenção que o montante e o prazo solicitado, influenciarão a taxa de juro associada ao crédito. Os valores de crédito podem oscilar entre 500€ e 75.000€ sem que tenha que associar uma garantia real. O prazo máximo para um crédito pessoal é de 120 meses.
Plano de pagamento
O reembolso do empréstimo é feito em prestações mensais constantes, significando que todos os meses o cliente vai amortizando o financiamento através do pagamento de um determinado montante. No
crédito pessoal não se apresentam fiadores, mas é possível juntar-se um segundo titular para facilitar a aprovação do empréstimo.