8 Formas de poupar com a Airbnb

|Posted by | Lifestyle, Todos os Artigos
Tags: , , , , , ,
airbnb

Se procura um alojamento barato para as suas férias e não encontra uma opção eficaz e de confiança, então a Airbnb pode ser uma boa solução. Desde 2008, esta plataforma online permite anunciar, descobrir e reservar alojamentos únicos e seguros em 190 países. Ao inscrever-se não terá qualquer custo de adesão e poderá, ainda, aceder às várias ofertas de alojamentos em diferentes países.

Esta é uma forma fácil de poupar no seu alojamento e disfrutar de umas férias tranquilas. No entanto, o ComparaJá.pt investigou e conseguiu reunir 8 formas de poupar (ainda mais) com a Airbnb. Veja abaixo!

1) Convide Amigos e Ganhe Crédito

Através das campanhas da Airbnb, pode aceder a campanhas promocionais para obter vantagens diretas. Ao convidar um amigo para aderir, ele receberá um crédito de 18 euros. Quando ele viajar, irá receber um crédito com o mesmo valor. Quando o seu amigo se hospedar, recebe um crédito de 73 euros.

2) Negocie com os Anfitriões

Conheça as casas dos anfitriões e a avaliação feita por quem por lá passou. A avaliação geral é baseada na fidelidade, comunicação, limpeza, localização, check-in e o valor. Caso lhe restem dúvidas, poderá ainda ler os comentários de hóspedes anteriores que quiseram partilhar a sua experiência no alojamento.

Depois de encontrar o anfitrião ideal, é importante ter em conta se poderá efetuar uma reserva instantânea, caso contrário terá que aguardar que o seu pedido seja aceite. Se o anfitrião não disponibilizar todas as informações sobre o alojamento, aproveite para esclarecer qualquer dúvida, por exemplo, a velocidade da conexão wi-fi e, mediante as suas respostas, negocie um valor mais reduzido.

3) Poupe nas Deslocações

A aparência do alojamento é importante, mas não é tudo. Lembre-se que o motivo principal da viagem é conhecer a cidade, por isso, tenha em atenção a zona onde se situa a casa. A verdade é que passará a maioria do tempo a percorrer os locais emblemáticos da cidade e, como tal, aconselhamos a que o local do alojamento seja no centro da cidade.

Desta forma, poderá mover-se facilmente a pé, de bicicleta ou, em último caso, de transportes públicos. Antes de reservar o seu alojamento, verifique sempre a localização no mapa e confirme que se situa numa zona acessível da cidade, assim acabará também por poupar.

4) Conheça as Regras de Cancelamento

Ao aderir a um serviço deste tipo, é obrigado a aceitar os termos e condições do serviço, as regras de cancelamento e a política de reembolso ao hóspede. Aconselhamos que, antes de clicar no botão “concordo”, leia com muita atenção toda a informação disponibilizada pela Airbnb e pelo anfitrião da casa. A política de cancelamento dispõe de seis modalidades:

  • Flexível: poderá cancelar a sua reserva um dia antes da chegada e obter um reembolso total;
  • Moderado: deve cancelar a reserva até 5 dias antes da chegada, apenas dessa forma terá um reembolso total;
  • Rigoroso: obterá um reembolso de 50%, caso cancele uma semana antes da chegada;
  • Super Rígida de 30 dias: nesta modalidade é obrigado a cancelar com, pelo menos, 30 dias completos de antecedência do horário local do check-in e obterá um reembolso de 50%;
  • Super Rígida de 60 dias: terá um reembolso de 50% se cancelar a sua estadia com 60 dias de antecedência da hora local do check-in;
  • Longo Prazo: para estadias de 28 dias ou mais, deverá efetuar o primeiro pagamento ao anfitrião na íntegra e a rescisão de locação deve ser efetuada 30 dias antes da data de início.

Em nenhuma destas seis modalidades é devolvida a taxa de serviço Airbnb. Assim, aconselhamos que faça a reserva apenas quando tiver a certeza do seu itinerário e evite alojamentos com regras rígidas de cancelamento.

5) Cuidado com as Taxas de Serviço e de Limpeza

Sempre que fizer uma reserva na Airbnb é obrigado a pagar taxa de serviço que vai de 6 a 12%. Este valor não é reembolsável caso cancele a estadia. As taxas de serviço apenas são reembolsadas caso o anfitrião cancele a reserva. Normalmente, quanto maior o valor da reserva, menor o preço da taxa de serviço. Desta forma, será uma vantagem permanecer no mesmo alojamento por um período mais longo. Alguns anfitriões também poderão cobrar uma única taxa de limpeza. Por isso, tenha isso em atenção antes de fazer a sua reserva, visto que poderá não ser a melhor opção.

6) Mantenha-se Longe das Taxas Locais

Ao arrendar um alojamento em algumas capitais, a Airbnb exige o pagamento de uma taxa de ocupação. As taxas aplicadas nas cidades de Chicago são de 4,5%, em Paris terá que pagar 0,83 € por pessoa por noite, em Amsterdão 5% e na  Índia 14%, por exemplo. O imposto sobre o valor acrescentado (IVA) é cobrado nos serviços do Airbnb na União Europeia, Suíça, Noruega, Islândia e África do Sul. O valor do IVA pode ser incluído como um valor adicional, além da taxa total de serviço Airbnb.

Se considerar que estas taxas acrescentam um grande custo, poderá sempre comparar os preços das pousadas e hotéis no Wimdu, Roomorama, HotelsCombined ou Trip Advisor, de modo a encontrar o melhor preço.

7) Aproveite os Cupões que a Airbnb Oferece

Depois de aderir à Airbnb receberá, através do seu email, cupões promocionais com descontos. Ao efetuar a reserva, deverá mencionar o código do cupão para obter o desconto. De forma a evitar possíveis problemas ao utilizar o cupão, verifique sempre o respetivo prazo de validade e os termos e condições. Os créditos de viagem não podem ser utilizados em simultâneo com os cupões. Esta é uma forma muito fácil de obter grandes descontos.

8) Pague com o Seu Cartão de Crédito

A Airbnb apenas disponibiliza dois métodos de pagamento, através do cartão de crédito e do Paypal. Por exemplo, ao pagar com um cartão Millennium BCP – Blue American Express recupera 2% do que gastar na sua viagem, sendo que o máximo é 100€ por ano (todos os meses será creditado o valor de 2% das compras realizadas no mês anterior). Se gosta de viajar pela Europa, poderá utilizar um cartão de crédito Barclaycard Rewards, pois por cada euro que pagar com o seu cartão de crédito em Portugal ou no estrangeiro,  ganha 1 ponto. Posteriormente, poderá reverter os pontos em milhas e obter descontos para futuras viagens. Ao adquirir um destes dois cartões de crédito terá facilidade em pagar o seu alojamento e está também a beneficiar de vantagens. De qualquer das formas, compare aqui todos os cartões de crédito que existem no mercado português.

_

Continue a visitar o nosso blog para mais dicas e artigos de finanças pessoais e, já agora, não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook.

Adriana Inácio

Sobre Adriana Inácio

Formada em Gestão Hoteleira e especializada em Marketing Digital, a Adriana iniciou a sua carreira em hotelaria e, posteriormente, em marketing e publicidade. Explorando a temática das Finanças Pessoais associadas à Cultura e Lifestyle, das promoções aos cupões, passando pelas dicas de poupança mais criativas, a Adriana está sempre à procura de novas formas de ajudar os portugueses a otimizar a sua gestão financeira.