Guia IRS 2023: Tudo o que precisas de saber

Se ainda tens dúvidas sobre IRS, consulta o nosso Guia IRS 2023 e descobre tudo o que há para saber sobre este imposto, desde o preenchimento à entrega.

No que toca ao IRS, existem sempre bastante dúvidas por parte dos portugueses. O que é necessário preencher? Quais são os prazos para entregar? Quanto é que poderei receber de reembolso?

Para que a entrega da declaração deixe de ser sinónimo de dúvidas e complicações, o ComparaJá desenvolveu uma solução prática e de fácil acesso.

Fizemos um guia com todas as informações de que irás necessitar para a entrega deste imposto em 2023. Desde a validação de faturas ao preenchimento da declaração até aos prazos do reembolso, conhece tudo o que há a saber sobre este processo que irá impactar grande parte da população ativa portuguesa.Banner Guia IRS

Em que consiste o Guia IRS 2023?

A entrega do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares é um processo que envolve várias etapas, sendo que para muitos contribuintes algumas delas poderão ser um pouco complexas.

Torna-se, assim, pertinente compreender melhor cada passo deste processo, dado que a entrega do IRS tem diversos momentos ao longo do ano, os quais terá de cumprir para receber reembolso. Dividimos esta temática em três capítulos distintos:

1 – Introdução ao IRS

Antes de entrar numa componente mais prática, o Guia IRS 2023 apresenta uma breve introdução aos conceitos base do cálculo e da declaração deste imposto.

Aqui poderás descobrir quanto é que descontas para IRS, o que terás de pagar e as despesas que são contabilizadas para o cálculo final. Esta secção é bastante importante para compreender os valores que irão resultar aquando da liquidação deste imposto.

2 – Declarar o IRS em 2023

A entrega da declaração de IRS envolve mais que o preenchimento de um simples formulário. É necessário cumprir certos prazos e comunicar determinadas informações à Autoridade Tributária e Aduaneira. Aqui terás todas as indicações de que necessita.

Depois de saberes todos os prazos estabelecidos ao longo do ano, estará na altura de conheceres os aspectos práticos da declaração de IRS.

Neste capítulo poderás conhecer melhor a constituição da declaração Modelo 3, os anexos que terás de preencher e entregar. Podes ver também se estás abrangido pelo regime de IRS automático e como podes consignar parte do imposto para fins solidários.

3 – Liquidação do IRS: reembolso ou pagamento

Após a entrega da declaração, o passo seguinte é saber quanto e quando irá receber de reembolso ou qual é o valor do montante extra de imposto a pagar, caso essa seja a situação.

Se estás com dúvidas relativamente ao tempo que demora a receber a liquidação, aqui podes consultar todos os estados pelos quais a tua declaração de IRS poderá passar.

Queres esclarecer todas as suas dúvidas?

Encontra respostas para todas as tuas dúvidas no nosso Guia IRS 2023, o qual agrega as melhores dicas para simplificar a entrega da declaração. De A a Z, irás encontrar a definição de cada um dos conceitos essenciais.

Para consultar este guia, basta descarregar o documento em formato PDF ao carregar no botão abaixo:

Esperamos que este ebook te seja útil e que o possas partilhar com os teus amigos e familiares.


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer