Guia IRS 2024: Tudo o que precisas de saber

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Se ainda tens dúvidas sobre IRS, consulta o nosso Guia IRS 2024 e descobre tudo o que há para saber sobre este imposto, desde o preenchimento à entrega.

No que toca ao IRS, há sempre bastante dúvidas por parte dos portugueses. O que é necessário preencher? Quais são os prazos para entregar? Quanto poderei receber de reembolso? E quando recebo?

Para que a entrega da declaração deixe de ser sinónimo de dúvidas e complicações, o ComparaJá desenvolveu uma solução prática e de fácil acesso.

Fizemos um guia com todas as informações de que irás necessitar para a entrega deste imposto em 2024. Desde a validação de faturas ao preenchimento da declaração até aos prazos do reembolso, conhece tudo o que há a saber sobre este processo que irá impactar grande parte da população ativa portuguesa.

Em que consiste o Guia IRS 2024?

A entrega do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares é um processo que envolve várias etapas, sendo que para muitos contribuintes algumas delas poderão ser um pouco complexas.

Torna-se, assim, pertinente compreender melhor cada passo deste processo, dado que a entrega do IRS tem diversos momentos ao longo do ano, os quais terá de cumprir para receber reembolso. Dividimos esta temática em três capítulos distintos:

1 – Introdução ao IRS

Antes de entrar numa componente mais prática, o Guia IRS 2024 apresenta uma breve introdução aos conceitos base do cálculo e da declaração deste imposto. Podes conhecer também melhor o IRS jovem, e saber se te enquadras neste regime especial.

Aqui, poderás descobrir quanto é que descontas para IRS, o que terás de pagar e as despesas que são contabilizadas para o cálculo final. Esta secção é bastante importante para compreender os valores que irão resultar aquando da liquidação deste imposto.

2 – Declarar o IRS em 2024

A entrega da declaração de IRS envolve mais que o preenchimento de um simples formulário. É necessário cumprir certos prazos e comunicar determinadas informações à Autoridade Tributária e Aduaneira. Neste capítulo terás todas as indicações de que necessitas.

Depois de saberes todos os prazos estabelecidos ao longo do ano, estará na altura de conheceres os aspectos práticos da declaração de IRS.

Nesta secção, poderás conhecer melhor a constituição da declaração Modelo 3, os anexos que terás de preencher e entregar. Podes ver também se estás abrangido pelo regime de IRS automático e como podes consignar parte do imposto para fins solidários.

3 – Liquidação do IRS: reembolso ou pagamento

Após a entrega da declaração, o passo seguinte é saber quando e quanto irás receber de reembolso, ou qual é o valor do montante extra de imposto a pagar, caso essa seja a tua situação.

Se estás com dúvidas relativamente ao tempo que demoras a receber a liquidação, aqui podes consultar todos os estados pelos quais a tua declaração de IRS poderá passar.

Como esclarecer todas as minhas dúvidas?

Encontra respostas para todas as tuas dúvidas no nosso Guia IRS 2024, que agrega as melhores dicas para simplificar a entrega da declaração. De A a Z, irás encontrar a definição de cada um dos conceitos essenciais.

Para consultar este guia, basta descarregar o documento em formato PDF ao carregar no botão abaixo:

Esperamos que este ebook te seja útil e que o partilhes com os teus amigos e familiares.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer