INFOGRÁFICO | Orçamento básico para a geração Y

|Posted by | Multimédia, Todos os Artigos
Tags: , , , , ,
Orçamento

 

Imagine o seguinte: tem vinte e poucos anos e acabou de entrar no mercado de trabalho. Quer alugar uma casa na cidade, fazer a própria comida e apanhar transportes públicos para chegar ao trabalho. Para além disso, gosta de sair com amigos e tem um cartão de crédito para pagar as compras que faz.

No entanto, ganha 1.200€ por mês.

Veja aqui as melhores ofertas de Crédito Pessoal.

Como durará um mês com este ordenado? Com saídas em grupo, festas, filmes para ver, jantaradas, roupa para comprar?! Depois há o upgrade do telemóvel e a internet móvel, a ida a um spa (que tanto precisa) antes de enveredar numa descida pela costa alentejana com os amigos da faculdade… Para além disso, existem ainda as compras com o cartão de crédito, impostos, o empréstimo que pediu para pagar o apartamento e os transportes que tem de apanhar para ir trabalhar.

São imensas despesas! Como vai conseguir geri-las?

A resposta é simples: fazer um orçamento.

O estilo de vida da Geração Y é diferente da “Baby Boomer”. Para além da óbvia diferença de idades, hábitos de consumo e poupança e escolhas de estilo de vida são algumas das coisas que as difere. Mas no que toca a finanças pessoais, há uma solução universal que é recomendável a todos: aprender a gerir o salário.

Fazer um Orçamento Básico: Por Onde Começar?

Uma forma fácil de planear um orçamento é seguir a regra 50-30-20, no qual distribui 50%, 30% e 20% do ordenado para despesas específicas e poupanças. Este infográfico pode ajudá-lo a perceber como funciona e a distribuir o salário de modo a viver mais confortavelmente.

Orçamento

Lembre-se, é necessária muita disciplina e auto-controlo para seguir um orçamento de forma rígida, conseguir poupar e ter mais dinheiro disponível. Em alguns casos, são necessários sacrifícios para abrir espaço a despesas mais importantes – e conseguir poupar.

Quanto mais cedo começar, mais conseguirá juntar, tornando a vida mais confortável. Prove que tem o que é preciso para elaborar um orçamento e levá-lo adiante. Boa gestão!

Comentários